Instalação de paineis solares na órbita terrestre pode ser solução de energia sustentável

A notícia é mais interessante ainda por causa da discussão acesa sobre Belo Monte. Mas, como tudo que envolve geração de energia que não cause dano ambiental, a matéria ainda tem um quê de ficção científica. Mas o estudo traz dados promissores. Confiram o artigo do site Ciclo Vivo.

Terra poderá receber energia solar diretamente do espaço, diz estudo

A Academia Internacional de Astronáutica, em Paris, divulgou um estudo nesta semana que afirma que será possível a instalação de painéis solares na órbita terrestre para que a energia seja enviada diretamente à Terra, no prazo de até 30 anos.Os dados da pesquisa são animadores, pois indicam uma maneira de gerar energia elétrica sem causar muito impacto ambiental, uma vez que o sol é uma ótima fonte energética renovável.

Mesmo a energia solar sendo uma tecnologia antiga, a conversão em eletricidade ainda não é uma solução eficiente a ponto de substituir as fontes comuns e mais poluidoras. De acordo com a proposta do estudo, no espaço a capacidade de gerar energia é muito maior.

O projeto sugere que sejam instalados diversos satélites com enormes painéis solares, que por sua vez seriam gradualmente enviados à órbita terrestre. Assim seria formado um sistema global de geração de energia, capaz de fornecer eletricidade 24 horas por dia com grande eficiência.

Para o plano dar certo e a energia ser enviada para o consumo na Terra seria preciso transmiti-la em forma de raiolaser ou com enormes antenas de microondas. Enquanto na Terra haveria estruturas para receber a energia transmitida e se fazer o armazenamento e a distribuição. Tudo isso implica altos custos, de forma que seria preciso muito investimento e apoio governamental. Até então, tal ajuda não foi oferecida. Com informações do Techtudo.

Consultor de marketing e comunicação, especialista em marketing de relacionamento e programas de fidelidade.

1 COMENTÁRIO

  1. o projeto é no minimo estranho e segue a tendência atual da economia ( em crise por sinal e por conta destas avaliações estapafúrdias).. uma das grandes vantagens da energia solar é que ela pode ser produzida perto de nós, em nossos telhados e regiões vizinhas ( demandando pouquissima estrutura de transmissão e distribuição) e me veem um bando como este é quer jogar usinas em orbita..??? é assinar um atestado de burrice e entregar o Sol na mão de un poucos empresários ( e terão picaretas pra fin

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProcon autua sites de compras coletivas
Próximo artigoPrograma da ABT aborda treinamento