CDP, Customer Data Platform, plataformas de dados do cliente. São sistemas projetados para coletar dados do cliente de todas as fontes, estruturá-los e criar perfis únicos e unificados de cada cliente individual. O resultado é um banco de dados de clientes persistente e unificado que compartilha dados com outros sistemas de tecnologia de marketing.
O interesse dos profissionais de marketing em CDPs aumentou significativamente — 32% — entre 2021 e 2022, de acordo com o Gartner. E o interesse pela categoria entre os CIOs, que pode representar o envolvimento desses líderes de tecnologia em comitês de compras, aumentou 91% entre 2020 e 2021.
Quando chega a hora de comprar ou atualizar uma plataforma de dados do cliente (CDP) para sua organização, um demo pode ser a melhor maneira de realmente entender o que um determinado fornecedor oferece.
O pessoal do site Martech criou um relatório que pode ser baixado gratuitamente:“Customer Data Platforms: A Marketer’s Guide”. E também preparou uma lista de 20 perguntas que deve ser feito ao fornecedor durante a demonstração:
- Como a plataforma fornece resolução de identidade? Como ele une os pontos de dados?
- Como lida com dados estruturados e não estruturados?
- Como obtém e gerencia dados off-line?
- Como monitora o sucesso e/ou falhas da integração e relata variações ou anomalias de dados?
- Como lida com conectores e integrações com sistemas Martech externos?
- Suas integrações “obrigatórias” são sólidas?
- Qual é a abordagem da CDP para integração com os sistemas específicos de martech que sua empresa usa? Só porque existe um conector não significa necessariamente que funcionará para sua organização e como você usa essa plataforma de terceiros.
- Como a plataforma permite que os usuários criem segmentos de clientes com base em comportamentos e preferências?
- Como ela emprega aprendizado de máquina para análise de dados, como prever tendências e padrões de clientes?
- Como podemos enviar mensagens personalizadas e direcionadas do CDP?
- Como podemos usar o CDP para coordenar e rastrear campanhas de marketing em várias etapas?
- Quais são os regulamentos de segurança de dados que a plataforma cumpre?
- Quais certificações de segurança de dados a plataforma possui?
- Podemos pagar a licença de software mês a mês? Ou é necessário um contrato anual? Existe um contrato de curto prazo ou uma cláusula de “fora” se as coisas não derem certo?
- Haverá um aumento de preço quando eu renovar no próximo ano — em caso afirmativo, quanto? O fornecedor se comprometerá com aumentos limitados ao longo de um período de anos?
- Quais são as taxas adicionais? (ou seja, custos de configuração, recursos adicionais, API, cotas)?
- Quanto tempo dura o processo de integração normalmente? Teremos um recurso dedicado? Quem será o contato diário?
- Qual é o nível de suporte incluído no preço? Que suporte é adicional?
- Quem paga se o seu sistema/equipe cometer um erro?
- A equipe de suporte trabalhará conosco para testar novos recursos e avaliar os resultados?