20 perguntas para fazer aos fornecedores de CDP antes de bater o martelo

CDP, Customer Data Platform, plataformas de dados do cliente. São sistemas projetados para coletar dados do cliente de todas as fontes, estruturá-los e criar perfis únicos e unificados de cada cliente individual. O resultado é um banco de dados de clientes persistente e unificado que compartilha dados com outros sistemas de tecnologia de marketing.

O interesse dos profissionais de marketing em CDPs aumentou significativamente — 32% — entre 2021 e 2022, de acordo com o Gartner. E o interesse pela categoria entre os CIOs, que pode representar o envolvimento desses líderes de tecnologia em comitês de compras, aumentou 91% entre 2020 e 2021.
Quando chega a hora de comprar ou atualizar uma plataforma de dados do cliente (CDP) para sua organização, um demo pode ser a melhor maneira de realmente entender o que um determinado fornecedor oferece.

O pessoal do site Martech criou um relatório que pode ser baixado gratuitamente:Customer Data Platforms: A Marketer’s Guide”. E também preparou uma lista de 20 perguntas que deve ser feito ao fornecedor durante a demonstração:

  1. Como a plataforma fornece resolução de identidade? Como ele une os pontos de dados?
  2. Como lida com dados estruturados e não estruturados?
  3. Como obtém e gerencia dados off-line?
  4. Como monitora o sucesso e/ou falhas da integração e relata variações ou anomalias de dados?
  5. Como lida com conectores e integrações com sistemas Martech externos?
  6. Suas integrações “obrigatórias” são sólidas?
  7. Qual é a abordagem da CDP para integração com os sistemas específicos de martech que sua empresa usa? Só porque existe um conector não significa necessariamente que funcionará para sua organização e como você usa essa plataforma de terceiros.
  8. Como a plataforma permite que os usuários criem segmentos de clientes com base em comportamentos e preferências?
  9. Como ela emprega aprendizado de máquina para análise de dados, como prever tendências e padrões de clientes?
  10. Como podemos enviar mensagens personalizadas e direcionadas do CDP?
  11. Como podemos usar o CDP para coordenar e rastrear campanhas de marketing em várias etapas?
  12. Quais são os regulamentos de segurança de dados que a plataforma cumpre?
  13. Quais certificações de segurança de dados a plataforma possui?
  14. Podemos pagar a licença de software mês a mês? Ou é necessário um contrato anual? Existe um contrato de curto prazo ou uma cláusula de “fora” se as coisas não derem certo?
  15. Haverá um aumento de preço quando eu renovar no próximo ano — em caso afirmativo, quanto? O fornecedor se comprometerá com aumentos limitados ao longo de um período de anos?
  16. Quais são as taxas adicionais? (ou seja, custos de configuração, recursos adicionais, API, cotas)?
  17. Quanto tempo dura o processo de integração normalmente? Teremos um recurso dedicado? Quem será o contato diário?
  18. Qual é o nível de suporte incluído no preço? Que suporte é adicional?
  19. Quem paga se o seu sistema/equipe cometer um erro?
  20. A equipe de suporte trabalhará conosco para testar novos recursos e avaliar os resultados?

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