Desenvolvida sob medida para as demandas da instituição a Bridge atua como habilitadora, integrando múltiplas capacidades de IA com foco em segurança, governança e escalabilidade
O Bradesco anunciou a criação da Bridge, uma plataforma proprietária de inteligência artificial generativa, projetada para impulsionar a eficiência operacional, acelerar o lançamento de produtos e aprimorar a experiência dos usuários. “Com mais de 3 milhões de clientes e 80 mil colaboradores já impactados por meio da BIA, assistente virtual do banco que utiliza a solução, a Bridge foi desenvolvida sob medida para as demandas da instituição e atua como habilitadora, integrando múltiplas capacidades de IA com foco em segurança, governança e escalabilidade”, assegurou Rafael Cavalcanti, diretor de dados e relacionamento com clientes do Bradesco.
Em operação desde abril de 2024, a Bridge contabiliza mais de 200 iniciativas em diferentes áreas do banco e funciona como uma camada de IA integrada ao ecossistema. Por meio de uma interface visual e um conjunto de APIs (interface de programação de aplicações) de simples integração, ela disponibiliza habilidades avançadas de IA generativa, como geração de texto e código, sumarização e classificação e criação de agentes, para serem incorporadas nas aplicações de negócio da instituição financeira. Hoje, clientes e colaboradores utilizam suas capacidades principalmente por meio da BIA.
“A plataforma permite que diferentes áreas acelerem seus processos, automatizem tarefas e melhorem a experiência dos usuários, sem a necessidade de novos desenvolvimentos complexos. Tudo isso incorporado a um framework de IA responsável que também foi desenvolvido pelo Bradesco contando com a assessoria jurídica do Opice Blum, e está alinhado às regulamentações vigentes, metodologias de referência e governança institucional, que asseguram o uso ético, seguro e responsável da IA”, comentou Cavalcanti.
Com uma estrutura multi-cloud, que opera em diferentes provedores de nuvem ao mesmo tempo para hospedar seus dados e aplicações, a solução se conecta a tecnologias como Microsoft Azure, ServiceNow e Microsoft Power Platform, o que visa fornecer maior interoperabilidade e integração fluida aos sistemas existentes do banco. “Além disso, a Bridge provê uma arquitetura agnóstica, capaz de se conectar, se adaptar e, assim, integrar qualquer modelo de mercado. Atualmente, já estão disponíveis diversos modelos de IA generativa”, explicou o diretor.
Além do atendimento ao cliente, áreas como TI, marketing, ouvidoria, crédito e operações já colhem os frutos da automação e da análise avançada de informações. Embora voltada ao aprimoramento de processos internos, Rafael Cavalcanti comenta que seus benefícios são percebidos diretamente pelos clientes. “A plataforma potencializa os sistemas e canais de atendimento utilizados pelo público. Um exemplo é a nossa assistente virtual BIA, que emprega a inteligência da Bridge para oferecer interações mais rápidas, precisas e personalizadas”.
Como resultado, a assistente, utilizando recursos da solução, alcançou uma taxa de resolutividade de aproximadamente 90%. A área de recuperação de crédito também sentiu os efeitos da iniciativa, com ganhos de eficácia nos contatos com os clientes. “Com a Bridge, damos um passo importante rumo à transformação digital do setor financeiro, colocando a IA generativa no centro da nossa operação, com responsabilidade e foco em escala”, afirmou o executivo.
A plataforma é resultado da atuação colaborativa com empresas como a Microsoft, Avanade e Bain & Company, e equipes multidisciplinares de diferentes áreas do Bradesco com expertise em tecnologia, nuvem e consultoria de negócios. Com planos de expansão já em andamento, a Bridge deve incorporar novas funcionalidades ao longo de 2025, ampliando sua atuação para um número maior de clientes e segmentos.