Supervisores engajados e dispostos a lutar pelos interesses da equipe com o passar do tempo tornam-se mentores. É fundamental que haja apoio, envolvimento e participação de todos na busca continua da qualidade. Porém, o sucesso de uma equipe depende em 80% do esforço da supervisão. Portanto é preciso desenvolver uma visão gerencial.
Dicas:
1 – Demonstre ao grupo a sua satisfação, não por palavras ou documento, mas por ações.
2 – Entenda e respeite. Não se podemos fazer aquilo que julgamos melhor ou pior para alguém, nem tampouco supor o que os outros gostariam. É fundamental ouvir os membros da equipe para agir de maneira assertiva;
3 – Não busque por um modelo pronto de gestão. O fundamental é compreender que a inovação também deve estar baseada no entendimento total das necessidades da sua equipe. Seja diferente. Desenvolva o seu estilo de gestão;
4 – Contrate as pessoas certas. Diga não para as indicações indesejadas. Busque no mercado pessoas capazes de argumentar e resolver problemas. Estes perfis podem ser desenvolvidos, mas antecipe-se em encontrar pessoas prontas para os lugares certos;
5 – Treine, treine, treine e certifique-se de que todos aprenderam. Invista na qualidade de seus treinamentos.
6 – Incentive sempre. As pessoas devem ver a conexão entre ações e resultados. Você deve criar ou apoiar um programa de incentivos constantemente. Seja o primeiro a acreditar na funcionalidade desse programa.
7 – Crie um clima de confiança com o grupo. Você cumpriu o que prometeu?
8 – Transmita segurança por meio de seus conhecimentos e habilidades. A constância de propósitos também é necessária para demonstrar profissionalismo em suas ações;
9 – Trabalhe com homogenia e não com paternalismo. As pessoas percebem a atenção individualizada que recebem. Cuidado para não criar climas e peixinhos;
10 – Assuma riscos. Obtenha êxito colocando em prática idéias conhecidas, mas que ninguém ainda testou. Isso exige coragem para dar um grande salto.
Fazer qualidade acontecer na sua equipe é um processo complexo. Precisa ser uma ação contínua, sem perder o foco das responsabilidades do dia-a-dia.
Pois como dizem alguns especialistas, qualidade tem início, mas não tem fim.
Débora Martins é gerente de logística e treinamento da Atender Bem Consultoria e Treinamento(dé[email protected])