Autor: David Goldberg
Há dez anos, antes de eu me tornar pai e marido, descobri que oferecer flexibilidade aos funcionários no horário de trabalho é a melhor forma de retê-los. Eu trabalhava no desenvolvimento do Yahoo Music e, naquela ocasião, Karin, a líder de desenvolvimento de negócios sênior, que, a propósito, estava fazendo um ótimo trabalho, disse que precisava de um tempo em casa, após o nascimento do seu primeiro filho. Ela me perguntou se poderia trabalhar quatro dias por semana e receber um pagamento equivalente a 80% do seu salário em tempo integral. Por sua competência, eu concordei, ainda que nunca tivéssemos permitido que alguém fizesse isso antes. Karin fez um ótimo trabalho e nós nem nos dávamos conta de que ela estava fora às sextas-feiras.
Quando seu segundo filho nasceu, ela pediu para viajar menos. Nós a realocamos para o setor de desenvolvimento de produto, o que ainda ocupava apenas 80% do seu tempo. Ela não apenas brilhou nesta nova área, como foi capaz de assumir o papel de gerente-geral do Yahoo em um outro departamento, já que tinha experiência em negócios e em desenvolvimento de produtos. Karin continuou progredindo na carreira, como uma líder de sucesso, e conseguiu manter uma agenda de 80% até que seus filhos estivessem na escola em tempo integral.
Quando me tornei CEO da SurveyMonkey, há quatro anos, eu usei essa lição de flexibilidade para atrair bons colaboradores. Hoje, 40% dos nossos executivos seniores são mulheres com filhos, um número elevado e incomum na indústria de tecnologia. Eu contratei Selina, nossa vice-presidente sênior de produtos e engenharia, tendo esta abordagem de flexibilidade. Na época, Selina estava grávida de quatro meses do seu primeiro filho. Ela tinha muitas oportunidades para dar início ao seu próprio negócio (ela fundou a Evite, quando estava em Stanford), mas consegui convencê-la de que, além de sucesso profissional, ela poderia ter flexibilidade juntando-se a nós, condição que seria difícil se ela trabalhasse em sua própria startup.
Minna, contratada há bastante tempo para tocar os negócios internacionais da SurveyMonkey, tirou um ano de folga depois do nascimento do seu segundo filho e hesitava em se comprometer com uma ocupação em tempo integral. Eu a convenci de que ela poderia trabalhar quatro dias por semana, como Karin, e eu estava confiante de que ter 80% do tempo dela significava mais do que ter 100% da disponibilidade da maioria das pessoas que poderíamos ter contratado. Brad, nosso líder de experiência do usuário, estava muito interessado em se juntar a nós, mas ele e sua esposa estavam esperando o primeiro filho e estavam preocupados, pensando se faria sentido ele começar a trabalhar em uma empresa menor. Selina e eu convidamos Brad e sua esposa para jantar e convencemos os dois de que a ideia poderia funcionar muito melhor do que eles imaginavam. Caso se juntasse à equipe, Brad poderia dar a atenção necessária para a sua família trabalhando em um sistema de home office, um dia por semana.
Muitas vezes nos concentramos em cargos, remuneração e benefícios para atrair ótimas pessoas. Aprendi que dar flexibilidade aos profissionais talentosos e confiar neles é fundamental para a contratação e retenção de uma excelente equipe.
David Goldberg é CEO da SurveyMonkey.