A difícil tarefa de contratar a pessoa certa

0
2



No livro “A difícil tarefa de contratar a pessoa certa, Peter Cappeli, professor de Administração da Wharton School, traz um manual para os candidatos a emprego e aos empregadores que precisam contratá-los. Lançada pela editora Elsevier, a publicação mostra como algumas ideias tão repetidas por gestores e profissionais de RH, já estão ultrapassadas e precisam ser superadas.

 

Mesmo em um período em que as taxas de desemprego estão perigosamente altas, as empresas argumentam que não conseguem encontrar os funcionários de que precisam. Apontando para um déficit de competências, empregadores alegam que os candidatos simplesmente não têm as qualificações necessárias; e as instituições de ensino não preparam com eficácia estudantes para o mercado de trabalho.

 

Será que realmente existe um déficit de competência? Até que ponto o processo de contratação é refém de expectativas irreais, baixos salários e softwares automáticos que processam milhares de currículos por segundo, sem entender verdadeiramente nenhum? Qual seria a melhor maneira de preencher a lacuna entre as expectativas do empregador e a realidade do candidato? Cappelli responde as perguntas, desmitifica argumentos e expõe as razões pelas quais pessoas capazes não conseguem ser contratadas.

 

O autor recorre aos dados das carreiras, histórias de ambos os lados da dicotomia empregador/empregado e entrevistas com profissionais de recursos humanos. Ele explora as forças paradoxais que atuam sobre o mercado de trabalho e oferece soluções para superar o que já se tornou um grande impasse entre empregados e empregadores.

 

Ficha Técnica
Título: A difícil tarefa de contratar a pessoa certa
Autor: Peter Cappeli
Editora: Campus/Elsevier
Páginas: 152
Preço: R$ 42,90