O atual momento de instabilidade no cenário econômico e de retração de consumo em geral vem exigindo novas estratégias das empresas, principalmente dos pequenos e médios negócios. No caso da Proxis, empresa de atendimento e relacionamento multicanal voltado à marcas premium e da saúde, a opção foi por fazer alguns investimentos pontuais.
A primeira decisão foi aumentar a capacidade de vendas da empresa. “Em momentos de crise é importante mostrar ao cliente o quanto estratégico você é e o seu valor para o crescimento do negócio”, explica Jimmy Cygler, presidente da Proxis. Neste sentido, a empresa optou por reforçar a estrutura de relacionamento e contratar profissionais mais seniores que permitem incorporar qualidade e soluções mais criativas para as operações.
Outro investimento em andamento está voltado para a assertividade de estruturas e processos. Segundo Cygler, em tempos de crise, é fundamental fazer mais com menos e reavaliar as etapas do processo que consomem tempo e dinheiro é primordial. O aporte neste aspecto é a implantação de sistemas e ferramentas que permitem otimizar a eficiência em todas as áreas da empresa como o Lean Six Sigma, com a recente contratação de um Master Black Belt.
O presidente destaca também a importância de olhar para dentro do negócio e identificar novas oportunidades. A Proxis, por exemplo, atua no segmento farma há mais de 14 anos e, ao fazer este exercício junto com os gestores da empresa, identificou o setor da saúde como estratégico e lançará no segundo semestre, uma unidade de negócio especialmente criada para atender empresas e pacientes em áreas no gerenciamento de doenças crônicas e raras, bem como monitoramento da saúde por meio de um atendimento que integra todos os canais de comunicação.
Com esses ajustes na operação do negócio, a Proxis percebeu um incremento no faturamento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. “É o que defino como entusiasmo consciente”, explica Jimmy.