A união de duas grandes

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Nos próximos meses Contax e Dedi GPTI devem se unir, resultando na maior empresa de call center do Brasil. De acordo com os números do Ranking Callcenter.inf.br, a nova empresa terá mais de 100 mil funcionários e quase 45 mil posições de atendimento.

 

Nascida a partir da idéia de um grupo de investidores de que havia espaço no mercado de contact center no Brasil, a Contax começou as atividades no início de 2001. A empresa não só conquistou seu espaço como se transformou em uma das líderes do setor. Hoje a empresa possui 78.200 funcionários, quase 35 mil PAs e faturou R$ 2,1 bilhões em 2009, segundo o Ranking Callcenter.

 

Tendo iniciado seus trabalhos com o serviço 102 na Bahia, para a Telemar (hoje Oi), logo se firmou no mercado. Quando a Telemar adquiriu a companhia, a Contax passou a fazer todo o teleatendimento das 16 unidades da operadora de telefonia. Após um ano, a Contax foi além, conquistando novos clientes e ampliando a atividade além da oferta básica.

 

A Contax também foi a primeira empresa do setor a abrir capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em 2005. Além disso, nos últimos anos a empresa vem investindo na ampliação das áreas de negócio, como a criação da Todo!, empresa focada em BPO, e a compra da Ability, da área de trade marketing.

 

Já a Dedic GPTI foi criada em dezembro de 2002, resultado da absorção dos negócios de contact center da Mobitel. Pioneira a operar no mercado de paging brasileiro, a Mobitel representou o primeiro investimento do Grupo Portugal Telecom no Brasil. Já em 1999, apoiada no conhecimento do setor de telecomunicações e atendimento a clientes, a empresa inicia as atividades no segmento de contact center.

 

Após três anos de atuação nas atividades de terceirização de atendimento, tornou-se caso de sucesso, o que levou o segmento de contact center a responder por 91% do faturamento, em 2002. Baseados nestes índices e na visão de um mercado promissor, nasce a Dedic. Hoje a empresa é a quarta maior do setor tanto em número de funcionários, são 22 mil, como de PAs, com 9.900, segundo o Ranking Callcenter. Nessa evolução, um processo importante foi a compra da GPTI, empresa do setor de serviços na área de tecnologia da informação, em 2010.

 

Radiografia
Contax
Faturamento: R$ 2,1 bilhões em 2009
Funcionários total: 78.200
PAs: 34.820


Dedic GPTI
Faturamento: R$ 430 milhões em 2009
Funcionários total: 22.000
PAs: 9.900

Fonte: Ranking Callcenter