A virada digital

O que era apenas hipótese e especulação virou realidade nos últimos anos com os avanços tecnológicos no dia a dia das pessoas. A transformação digital chegou provocando mudanças radicais em várias atividades. Na gestão de clientes, ela se tornou fundamental para acompanhar as novas demandas dos clientes. Porém, se por um lado, é imperativo investir em inovação, por outro, esse investimento pode trazer inúmeros ganhos. “Estamos diante de um momento de transformações, no qual enxergamos desafios e oportunidades. Cada empresa em cada setor no mundo se vê desafiada a deixar de ser uma organização que usa tecnologia para tornar-se uma organização digital”, alerta Roberto Prado, CTO da Microsoft Brasil.
No entanto, ele destaca que, dentro das empresas, as áreas de TI estão diante de um momento ímpar para transformar a tecnologia em um motor de crescimento e oportunidades – produzindo soluções que combinem software, hardware e serviços para ajudar pessoas e organizações. “Com o poder da análise de dados e da nuvem, a área de TI pode liderar a transformação digital de cada aspecto do negócio, revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, capacitam seus funcionários, otimizam suas operações e transformam seus produtos.” Ao trazer mais competitividade, a transformação digital pode ser uma importante aliada das empresas em momentos de maior instabilidade econômica, segundo o executivo.
 
Prado acrescenta ainda que, hoje, a experiência digital está distribuída em experiências multisensores e multiplataformas. “Significa que a experiência do usuário não está mais vinculada a um único aparelho, ela viaja com as pessoas por diversos dispositivos e é estimulada por múltiplos sentidos. Pode começar com o toque em um dispositivo e terminar com a fala em outro dispositivo.” Assim, a inteligência artificial aparece como uma tecnologia primordial nesse processo, e por isso está sendo incorporada em cada experiência. “Seja em um carro autônomo, em um piso de fábrica ou em um hospital, cada uma dessas experiências será alimentada por IA”, completa. Em entrevista exclusiva, o CTO da Microsoft falou também sobre o trabalho da empresa dentro desse quadro e como ela está se posicionando.
Callcenter.inf.br – Como a Microsoft vê esse cenário?
Prado: A Microsoft tem se posicionado como uma parceira na jornada de transformação digital dos clientes em meio ao contexto da quarta revolução industrial, no qual a Inteligência Artificial assume um papel muito relevante. Nossos investimentos iniciais na Nuvem Inteligente e na Fronteira Inteligente estão mostrando resultados. Assumimos o compromisso de democratizar a Inteligência Artificial e acreditamos que essa é uma tecnologia fundamental para nos ajudar na nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. 
Quais são os planos da empresa para esse ano?
O foco da Microsoft continuará em ser o parceiro ideal para apoiar a transformação digital dos nossos clientes, independente do segmento. A necessidade de reinvenção dos modelos de negócios é algo que atinge todas as indústrias, que precisam se adaptar sob o prisma da tecnologia. Queremos apoiar os clientes nessa jornada, com IA tendo um papel fundamental nessa trajetória de transformação.

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