A voz como ferramenta de comunicação

0
13


A voz representa em muitas profissões o principal instrumento de trabalho. Muitos profissionais se valem essencialmente deste recurso da comunicação humana para desempenharem as funções. Afinal, não apenas a voz, mas falar bem, ter boa postura e demonstrar facilidade ao se comunicar são competências cada vez mais exigidas, influenciando de forma decisiva a competitividade no mercado de trabalho. Ainda mais que, pela ótica da saúde, o mau uso e/ou abuso vocal podem causar algumas alterações na laringe, como edemas, nódulos, pólipos, entre outras.

Por isso, é fundamental ter conhecimento sobre a produção vocal, bem como os cuidados necessários para manter a voz saudável, ressalta a fonoaudióloga Débora Brum, diretora da empresa Comunicativa Fonoaudiologia Empresarial, de Porto Alegre, e Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM/RS.

A gaúcha Débora desenvolve em corporações e instituições atividades de melhoria de comunicação entre as pessoas por meio de palestras, cursos, treinamentos e consultorias. “Cada trabalho é montado de acordo com a realidade específica de cada empresa, garantindo, assim, um aproveitamento real no seu dia-a-dia. A voz deve estar em sintonia com uma linguagem correta, dicção clara, ritmo de fala adequado e discurso objetivo, o que possibilita ao profissional maior assertividade em suas relações de trabalho e sociais”, comenta.

Débora tem levado seus conhecimentos a profissionais de diversas empresas, desenvolvendo projetos de melhoria da comunicação com executivos, diretores, gerentes, palestrantes, etc. Também são realizados treinamentos para call centers, telemarketing, treinamentos de comunicação interna, atendentes comerciais, vendedores, secretárias, telefonistas, secretárias, entre outros. Em alguns casos, quando altos executivos sentem necessidade de um atendimento individualizado, Débora indica um treinamento específico: o coaching. O programa é oferecido para aperfeiçoamento das ferramentas da comunicação de uma forma geral e para gerar maior desenvoltura e segurança na transmissão da mensagem.