Os operadores de telemarketing no Brasil estão satisfeitos com a atividade profissional que exercem. É o que mostra a 1ª pesquisa Operador Ideal, divulgada em janeiro pela Atender Bem Consultoria e Treinamento. A empresa, especializada em atendimento ao cliente, ouviu 2.503 teleoperadores, durante seis meses. Os resultados – publicados pela imprensa – revelam alto grau de satisfação dos profissionais que atuam nos call centers: 61,85% dos entrevistados consideram o ambiente de trabalho atual ótimo e bom, 11,34%, regular, e 28,87%, ruim. Para o presidente da ABT (Associação Brasileira de Telemarketing), Pedro Renato Eckersdorff, “os números confirmam que as empresas do setor estão sempre em busca da melhora da qualidade de vida de seus colaboradores, investindo no que há de mais moderno em equipamentos”. A pesquisa revela ainda que os equipamentos foram considerados ótimo e bom por 74,22% dos entrevistados, contra 12,37% que consideram regular e 12,37 ruim. Outro item de grande aprovação foi a iluminação dos ambientes de call center, que obteve 74,22 de ótimo e bom. A ergonomia foi considera ótima e boa por 59,79%.