A responsabilidade social nas empresas (Corporate Social Responsibility – CSR) se tornou um item de grande importância, beneficiando os negócios na região. É o que mostra uma pesquisa recém-divulgada realizada pelo Economist Intelligence Group para a HP na América Latina. Especificamente, nove entre 10 executivos entrevistados afirmaram que a CSR é hoje mais relevante para as empresas do que foi há três anos.
“Estamos orgulhosos de ver os resultados dessa pesquisa. Eles indicam que outras companhias na América Latina reconhecem os programas CSR não apenas como contribuintes para o bem estar econômico, intelectual e social das comunidades onde atuam, mas também como uma vantagem competitiva para suas operações”, afirma Rui da Costa, diretor administrativo da Hewlett Packard para América Latina.
Segundo os resultados dos estudos, um número crescente de empresas da região está implementando cada vez mais programas CSR em suas atividades. A maioria delas declarou que está falando mais sobre CSR ou está conduzindo iniciativas desse tipo em níveis mais aprofundados. Os principais interesses se concentram em áreas educacionais e ambientais.
A pesquisa também mostrou que, no relacionamento com a cadeia de suprimentos, as empresas na América Latina estão exigindo que parceiros e fornecedores respeitem um código específico de conduta. A maior parte dessas companhias está claramente preocupada com as ações dos fornecedores de bens e serviços.
Outro dado do estudo é que para maior parte dos executivos, a decisão de implementar programas CSR vem tipicamente da administração sênior ou de acionistas pedindo que a companhia seja mais responsável socialmente. Ao discutir os benefícios que os programas oferecem, muitos citaram como principal resultado o incentivo do espírito de grupo. Também houve avanços na relação com governos locais e com a comunidade próxima. De modo geral, a maioria dos executivos sentiu que a implementação de um programa CSR conferiu às empresas uma vantagem competitiva e também ajudou para criar uma imagem positiva marca.