A ACS, empresa de serviços de contact center do grupo brasileiro Algar, melhora sua posição no ranking brasileiro de call centers com a inauguração de seu novo site de operações em Uberlândia (MG). Depois de três anos de operação é considerado um dos mais modernos contact centers da América Latina, a ACS dobra sua capacidade atendimento para 3.300 PAs e já estuda novos mercados. Neste projeto, a ACS investiu cerca de R$ 46 milhões, sendo R$ 37,5 milhões com recursos provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) num consórcio liderado pelo BDMG e participação do Banco do Brasil e Bradesco, e o restante com recursos próprios. “Este projeto caracterizou a retomada de nosso crescimento auto-sustentável, cujo suporte é garantido pela própria geração de caixa dos negócios e pelo aprimoramento gerencial de nossos empreendimentos”, explica o vice-presidente executivo da Algar, José Mauro Leal Costa. “Diferente de outras operações que temos no setor de telecomunicações, neste negócio não dependemos de concessões públicas para expandir, mas somente de nossa competência”, complementa Costa. O executivo também faz questão de ressaltar a importância do apoio do BNDES, que através deste financiamento demonstrou toda a confiança nos projetos da Algar e é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do grupo na divisão telecom. Construído dentro de uma extensa área verde, o novo site da ACS fica ao lado do primeiro prédio e prima pela arquitetura e design modernos. O novo prédio tem 15.000 m² de área construída horizontalmente e acomodação para mais 1.500 PAs em estrutura totalmente modular. Em 2001 registrou um faturamento líquido de R$ 45,9 milhões e espera para este ano um crescimento em torno de 22% sobre esse valor. O grupo Algar espera agora contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico da região do Triângulo Mineiro. Cerca de três mil empregos diretos e indiretos devem ser criados dentro dos próximos 12 meses para atender somente à demanda do novo site. A ACS também desenvolveu sistemas de controle e reaproveitamento de recursos demonstrando sua preocupação com a preservação do ambiente. O sistema de refrigeração, por exemplo, através de dois tanques de termoacumulação a água é resfriada durante a noite para ser utilizada no dia seguinte. Com isso, não é necessário solicitar mais energia para a concessionária em horários de pico, o que resulta em uma economia de 67.500 KWh kw por mês, quantia suficiente para iluminar cerca de 450 residências. O projeto de refrigeração permite que a água condensada através do processo de resfriamento do ar ambiente (umidade do ar) seja coletada e reaproveitada. Esta iniciativa garante uma redução no consumo de cerca de 9% do total de água consumida pela ACS e que antes era perdida (aproximadamente 1 milhão de litros por ano).