Air France inaugura central de reservas no Rio de Janeiro

0
8


Dando continuidade à estratégia global de implantar centrais de reserva unificadas nos cinco continentes, a Air France inaugura, no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, sua central no Brasil para atender todo o País. Hoje, a companhia aérea francesa mantém centrais em Wembley, na Inglaterra, para atender a Europa; em Fort Lauderdale, Florida, para os Estados Unidos; Santiago, no Chile, para os países hispânicos da América do Sul (Argentina, Uruguai, Venezuela e Colômbia); Montreal, para o Canadá; e Caribe.



A Air France investiu 400 mil euros na implantação da central brasileira, localizada na sede carioca da companhia no Rio de Janeiro, que disporá da mais moderna tecnologia de atendimento, visando a aperfeiçoar a qualidade e a rapidez do atendimento aos clientes brasileiros. A central de reservas, cuja instalação demandou três meses, utiliza o software Alcyon, desenvolvido pela Air France, que roda em ambiente Windows com ferramenta de reserva, garantindo uma nova maneira de interagir com o cliente, de forma mais rápida e personalizada. O sistema de telefonia – Autocom 4400, da Alcatel – prioriza as chamadas por origem geográfica, tipo de cliente e de acordo com a especialização do atendente e tem capacidade para atender 18 chamadas simultâneas, além de permitir a entrada de 30 linhas telefônicas.


De acordo com Francis Richard, diretor-geral da Air France, a unificação da central de reserva “permite maior produtividade no atendimento ao nosso cliente, pois vai garantir melhor gerenciamento dos horários de pico. Para o cliente, a melhor gestão do atendimento vai implicar aperfeiçoamento na qualidade e rapidez do serviço”.


O sistema vai monitorar cada uma das ligações recebidas, as que estão em espera e aquelas que têm uma mensagem gravada solicitando ligação posterior. A operação da central de reservas será feita por 20 colaboradores da Air France. Baseada em pesquisas, a companhia vai manter presença máxima de atendentes nos horários de pico – das 10 às 12 e das 14 às 16 horas. Francis Richard diz que a nova central unificada de reservas da companhia deve efetuar cerca de 230 mil atendimentos em 2002/2003, 20% a mais do que no período 2001/2002, quando foram efetuados 88 mil atendimentos no Rio de Janeiro e 100 mil em São Paulo.