Algar está entre as 10 melhores da revista Exame

0
6


A Algar se destaca no ranking “As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, organizado anualmente pelas revistas Exame e Você S.A., da Editora Abril. A Algar foi a 8ª colocada no ranking anunciado ontem dia 10, em São Paulo e reuniu executivos da Editora Abril e representantes das empresas participantes do guia. É a quarta vez consecutiva que a Algar figura entre as empresas selecionadas para o guia, que é considerado atualmente a maior radiografia do ambiente de trabalho no Brasil.


O estudo é feito com o apoio do Great Place To Work Institute, consultoria americana especializada no assunto. Nesta 5ª edição, 320 empresas se inscreveram e cerca de 72 mil questionários foram respondidos por funcionários destas empresas para o levantamento final. A classificação das 100 melhores empresas para trabalhar leva em consideração oito quesitos: remuneração, benefícios, oportunidades de carreira e treinamento, segurança e confiança na gestão, orgulho do trabalho e da empresa, clareza e abertura na comunicação interna, camaradagem no ambiente de trabalho e responsabilidade social.


Dentro de sua filosofia de trabalho, a Algar busca o desenvolvimento das pessoas. “Temos consciência, desde a fundação do grupo há mais de meio século, que o principal diferencial de uma empresa é o seu talento humano”, comenta o presidente do Conselho de Administração da Algar, Luiz Alberto Garcia. Esta visão é difundida aos cerca de sete mil associados (como são chamados os funcionários na Algar) das empresas que formam o grupo, que atua nos setores de telecomunicações, agroalimentar, serviços, lazer e entretenimento.


A empresa apresenta alguns diferenciais no setor de recursos humanos, cujo departamento é denominado Talentos Humanos. No setor, todo processo de folhas de pagamento, monitoramanto de férias, entre outros, é realizado por um centro de serviços compartilhados da PricewaterhouseCoopers (BPO Brasil) que presta serviço para as empresas do grupo Algar. Com isso, a equipe de talentos humanos foca seus esforços para cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, de programas de qualidade de vida e do desenvolvimento educacional dos associados. A UniAlgar, universidade corporativa do grupo, criada há 3 anos, complementa a formação tradicional oferecendo cursos focados nas necessidades específicas e no desenvolvimento das habilidades de cada associado.


O vice-presidente executivo da Algar, José Mauro Leal Costa, conta que tais práticas administrativas apresentam resultados surpreendentes. Em 2000 foi criado o Programa de Gestão de Processos (PGP), que premia as melhores idéias implementadas pelos associados durante o ano. O resultado pode ser visto em novos serviços e produtos oferecidos pelas empresas e em projetos de otimização de processos e recursos. “Nossa gestão aprimora-se a cada dia e conseguimos superar os obstáculos muitas vezes com soluções simples, baratas e inteligentes. Em uma época de extrema concorrência, é essencial contar com pessoas motivadas, bem preparadas e produzindo idéias inovadoras e consistentes”, conclui Leal Costa.