Alstom reduz custo de telefonia com VoIP

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Com o objetivo de reduzir custos com telefonia, a Alstom, fabricante mundial de equipamentos para os setores de energia e transporte metro-ferroviário, investiu na implementação de tecnologia VoIP (Voz sobre IP). A ação foi realizada nas cinco unidades que registram o maior número de chamadas registradas no contact center de atendimento aos usuários de informática, que são Lapa, Taubaté, Casa Verde, Jaguaré e Alameda Campinas.

Com a utilização de VoIP, essas unidades da Alstom hoje têm custo zero de telefonia nas ligações para o contact center, que recebe cerca de três mil chamados por mês, o que resultaria em um custo aproximado de R$ 10 mil se o processo ocorresse via 0800. O desenvolvimento e a implementação desse projeto ficou a cargo da Sondaimarés, empresa de outsourcing de TI, contratada para integrar a banda de tráfego de voz à rede de dados da Alstom.

Segundo Fátima Olmos, gerente da área de Network & Telecom da Sondaimarés, “a solução de VoIP implementada para atender o contrato com a Alstom também proporciona redução dos custos de infra-estrutura, operação, manutenção e implementação de cabeamento estruturado, uma vez que todos esses serviços são definidos em um único contrato de manutenção na plataforma de TI das empresas”.

Juntamente com a implementação da solução de VoIP foi feita a centralização do contact center da Alstom dentro da própria sede da Sondaimarés, em Alphaville, Barueri (SP). Desta forma, as unidades da Alstom em todo o Brasil passaram a realizar as chamadas por meio de um único link para dados e voz, que funciona independentemente do PABX utilizado na central.