Anatel designa 144 à Aneel

0
1


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou ontem, no Diário Oficial da União, o ato que designou o código 144 à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a Aneel, a previsão é que o código 144 seja operacionalizado dentro dos próximos 30 dias. Nos 90 dias após a operacionalização, quem ligar para o 0800 727 20 10 ouvirá uma gravação informando a mudança do número.

Os números de três dígitos são de mais fácil memorização para o usuário e, segundo a regulamentação sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública (SUP) e de apoio ao STFC, são códigos reservados apenas aos SUP, categoria que também inclui os Serviços Públicos de Emergência.

Os Códigos de Acesso a Serviços de Utilidade Pública compreendem a numeração telefônica entre 100 e 199, que podem ser acessados de diversas regiões do país pagando-se, de chamadas oriundas da telefonia fixa, apenas o custo de uma ligação local. No caso da Aneel, como a opção foi pela tarifação reversa, haverá o custeio das ligações dos usuários, ou seja, o código 144, assim como o 0800, será gratuito.