Anos depois…

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Muita coisa mudou no mercado de relacionamento com clientes nos últimos 10 anos. Olhando para trás, é possível ver que muitas previsões se concretizaram, outras ficaram só no papel. Surgiram novas tecnologias, outras ficaram pelo caminho. Grandes operações se consolidaram, surgiram empresas especializadas em nichos, algumas perderam espaço, outras foram obrigadas a fechar. O próprio consumidor passou por uma grande transformação, seja por conta da presença multicanal, seja pela maior conscientização dos seus direitos.
No entanto, independente de como foi para cada uma, nesse período foi possível ver o grande desenvolvimento do mercado de contact center, com estratégias cada vez mais assertivas. Diante desse quadro, o portal Callcenter.inf.br separou alguns artigos publicados em 2006 para saber como a atividade era vista naquele momento, bem como entender quais eram as tendências e as perspectivas.
Confira os artigos:
Uma abordagem eficaz pode encantar o cliente a ponto de aumentar o valor agregado da marca
Embora o setor tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda há um caminho longo para ser percorrido
Hoje, a gestão de processos pode ser o fator decisivo para conseguir total eficiência nos negócios
Na hora que aparecerem os problemas com os clientes, não fuja de suas responsabilidades
O rápido avanço da tecnologia mudou conceitos e gerou um novo cenário
A automatização do atendimento, em substituição ao atendente, não deve ser implantada de forma genérica
Ter um “expert” de tecnologia no suporte nem sempre é a melhor maneira para resolver os problemas dos clientes
Queixas e comportamentos de clientes merecem ser apreciadas com inteligência
Quando bem utilizado, serviço traz ótimos resultados e valiosas informações
Novas tecnologias vão obrigar as operadoras a diversificarem os negócios
Futuro passa pela integração da Voz sobre IP com as redes tradicionais de telefonia
É importante desmistificar se o modelo é uma eterna promessa ou realmente um facilitador de negócios
Os profissionais de marketing precisam enxergar as soluções que um callcenter oferece para incrementar campanhas
As empresas precisam desenhar o serviço rigorosamente de acordo com os interesses do cliente