Autora: Sandra R. Lorandi
A era do conhecimento apresenta o capital humano como protagonista do cenário organizacional. As máquinas deixaram de ser o recurso principal nas empresas, abrindo espaço para o valor intelectual. Essa mudança de paradigma veio propor um desafio para as empresas em relação ao desenvolvimento das pessoas a fim de agregar valor aos negócios. A aprendizagem como recurso estratégico num ambiente competitivo, remete a um investimento não apenas na simples aquisição de conhecimentos por parte dos colaboradores, mas sim num processo de relacionamento entre empresa e colaborador onde a troca de informações e experiências pode contribuir para a modificação do ambiente.
O grande desafio nessa nova configuração de mercado é transformar as pessoas em agentes de mudança e essa tarefa consiste em saber usar o conhecimento individual, respeitando os diferentes estilos de aprender de cada pessoa e identificando as competências e limitações de forma a criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. O conjunto formado pelas habilidades e experiências passadas pode gerar novos conhecimentos e ações capazes de alimentar a cadeia de aprendizagem em um ambiente corporativo.
Há diversos fatores do ponto de vista pessoal e contextual que podem influenciar na forma de aprendizado de cada indivíduo: habilidades, motivação, conhecimento prévio que o indivíduo possui, clima de aprendizagem, conteúdo e formato de ensino, suporte da liderança, objetivos. Considerando esses fatores, a empresa pode fazer um mapeamento do perfil dos colaboradores para promover ações específicas no sentido de obter um desempenho satisfatório de suas atividades gerando maior criatividade, senso crítico e relacionamentos interpessoais mais ricos. As informações obtidas com esse mapeamento servirão de base para o diagnóstico de causas que possam impedir o curso regular da aprendizagem ou a circulação satisfatória dos conhecimentos.
A fórmula mágica para lidar com tantas variáveis, certamente não existe, inclusive a literatura sobre o processo de aprendizagem nas empresas ainda é um tanto fragmentada com relação aos métodos, formas e conseqüências relacionados ao tema. É necessário também considerar que a renovação nas formas de agir é que validará o sucesso do planejamento feito para o desenvolvimento dos recursos humanos de uma empresa. O conjunto formado pelos conteúdos individuais e a gestão do conhecimento adotada pela empresa, determinarão o caminho para a fonte inesgotável de informações que o mundo moderno propõe. É importante entender esse processo como uma mudança de postura, uma nova maneira de olhar os caminhos do sucesso. Falamos aqui da construção de um novo conceito que pode aumentar o valor intelectual de uma empresa e torná-la competitiva no mercado.
Sandra R. Lorandi é coordenadora de atendimento a clientes da Microservice.