August-Wilhelm Scheer discute o futuro da TI

0
3


Depois do predomínio do hardware e do software na área de Tecnologia de Informação, chegou a vez dos provedores de soluções exercerem papel decisivo no desenvolvimento das empresas nos próximos anos. A avaliação é de August-Wilhem Scheer, uma das autoridades em administração de processos empresariais, na palestra Novos Papéis na Gestão de TI, realizada, em São Paulo. A apresentação fez parte do Workshop Tendências no Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, promovido pelo IADI – Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual.


“Computadores e programas são ferramentas importantes, mas sozinhos não são capazes de resolver os problemas. Para aumentar a produtividade, competitividade e os seus lucros, as empresas terão de contar com parceiros capacitados a adaptar e integrar as ferramentas tecnológicas para detectar problemas, desenvolver soluções e monitorar processos de modo contínuo e dinâmico”, afirmou.


Com o hardware e o software gradualmente se transformando em commodities, a tendência é de que as empresas passem a adotar equipamentos e programas de várias empresas, de acordo com suas necessidades. Para Scheer, o provedor de soluções se torna estratégico na medida em que passa a ser responsável não só em integrar todos esses “blocos” de tecnologia (dentro da organização e na comunicação com clientes e fornecedores), como em adaptar essas ferramentas às diferentes necessidades da empresa.


Além da questão tecnológica, o especialista destacou o papel do provedor de soluções em treinar, qualificar e preparar executivos e profissionais a explorar a Tecnologia da Informação. Nesse aspecto, o e-learning se torna uma ferramenta indispensável. “A necessidade de se adaptar às mudanças praticamente ao mesmo tempo em que elas ocorrem exige treinamento contínuo, que só pode ser feito de maneira eficiente por meio do e-learning. Dessa forma, no mesmo computador em que trabalha, um executivo pode aprender um novo sistema ou processo em questão de minutos”, explica August-Scheer.


O workshop marcou o início das atividades da Academia IADI de Gestão Empresarial, voltado para treinamento e qualificação de profissionais e executivos em diversos segmentos, com cursos práticos e de curta duração.