Business intelligence em nova versão

0
2

O segmento de Business Intelligence, está ganhando uma nova ferramenta, capaz de integrar informações de diferentes origens em tempo real. Trata-se do 7.0.1 do DataStage, da norte-americana Ascential Software, que chega ao Brasil através da MD2 Consultoria e Negócios. O DataStage é uma suíte para integração de dados que trabalha com informações armazenadas em ambientes cliente-servidor ou em computadores de grande porte (mainframes).

A principal novidade da nova versão é a integração de dados em tempo real. Com isto, a suíte passa a ser especialmente interessante para alinhar estratégias de BI com CRM analítico e data mining; ou com qualquer tipo de sistema que recebe informação em real-time, seja a partir de call center, web ou até via balcão de atendimento.

De acordo com Laurier Soares, gerente de contas da MD2, transformar o amontoado de dados em informações estratégicas para guiar os negócios tornou-se uma questão de sobrevivência para as empresas. “Fazer com que todos os dados convirjam para o mesmo objetivo estratégico é a grande vantagem do DataStage”, afirma o executivo.

O DataStage assegura a transformação de dados desconexos em conjuntos de informações coesas e pertinentes para as estratégias de negócio das empresas. “Com isto, o sistema prepara a companhia para implementar qualquer tipo de software de apoio à decisão, ou para a construção de repositórios centrais, como data warehouses e data marts , explica.

Outra novidade são os mecanismos para a troca de informações e compartilhamento de processos com foco em qualidade e documentação (metadados), além da integração com soluções de reengenharia de dados (QualityStage) para tratamento de arquivos XML. Ainda segundo Soares, o DataStage suporta a coleta, integração e transformação de um número virtualmente ilimitado de dados heterogêneos, simples ou complexos, de qualquer fonte e sistemas incluindo mainframes, arquivos de texto; aplicações XML; ERP; banco de dados, etc., preservando a qualidade dos pacotes. Totalmente redimensionável, assegura a integração e utilização dos dados por aplicações como SAP, Siebel, Oracle, PeopleSoft e J.D. Edwards.