Call center monitora gripe A H1N1



A partir de hoje (07/08) em Curitiba, todos os pacientes suspeitos de contrair a gripe suína (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), que  forem orientados a dar prosseguimento ao tratamento médico em casa, serão monitorados por um serviço de call center inédito no País, criado pela prefeitura municipal.

 

Luciano Ducci, vice-prefeito e secretário municipal de saúde, explica que a central de atendimento não atenderá diretamente a população. Ela é exclusiva da secretaria, composta por profissionais da saúde, médicos e enfermeiros, que vão telefonar para as pessoas que foram atendidas nas 48 horas anteriores, e avaliar a evolução da doença. Será verificado se o paciente permanece com febre, tosse e complicações respiratórias. Os médicos, de acordo com o secretário, farão principalmente um reforço na orientação da prevenção da doença.

 

O objetivo é que, sem a necessidade de exposição para nova avaliação clínica, tanto a saúde desses pacientes quanto do público em geral sejam preservadas. A central telefônica faz parte das recentes medidas anunciadas  pela prefeitura de Curitiba para enfrentar a nova gripe. Na capital, foram registradas até agora 14 das 25 mortes ocorridas no estado. Dos 601 casos confirmados no Paraná, mais da metade (383) é de Curitiba.

 

Fonte: Último segundo

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