Callcenter na era da acessibilidade

0
1


A empresa brasileira Koller lança a solução CAS (Central de Atendimento ao Surdo). O sistema, que pode ser adquirido por qualquer empresa, possibilita a comunicação com a comunidade surda e deficientes auditivos, permitindo-os realizarem qualquer tipo de contato, como compra de produtos, solicitação de serviços e informações.

O funcionamento do CAS é simples. O cliente surdo, por meio de um TS (Telefone para Surdos) entra em contato com o callcenter. O atendente do CAS recebe as mensagens no software de sua PA´s (Posições de Atendimento) e interage com ele. O contato é finalizado sem a necessidade de um ouvinte para auxiliar o surdo. Entre as empresas no Brasil que já possuem a CAS estão Claro, TIM, Vivo, TAM, Aché, Sadia e Porto Seguro.

A implantação da Solução CAS inclui software (módulo terminal) e hardware (conexão PABX-PA) apropriado, porém o maior diferencial é a capacitação da equipe de atendimento para atender ao cliente. O treinamento, realizado por profissionais que atuam em associações e escolas para surdos, aborda os temas culturais e éticos referentes à comunidade surda, para que o coordenador e a equipe de atendentes tenham conhecimento de sua cultura, seu pensamento, comportamento, formas de expressão, gramática diferenciada e outros temas relevantes a esse público.