Chip da PI deixa o PABX mais barato

0
3

Nome tradicional no ramo de distribuição de produtos eletrônicos, a PI Componentes, localizada em São Paulo, está colocando no mercado nacional um produto importado desenvolvido pela Ericsson Microeletronics, o Ringing Flexi Slic, um chip gerador de toque. Trata-se de um componente que simplifica as funções de telefonia em dispositivos de acesso em banda larga, reduzindo o custo final de equipamentos como pequenas centrais e PABX.

De acordo com a gerente de produtos Ana Avoletta, a maioria dos fabricantes destes equipamentos utiliza funções de Slic (subscriber line interface circuits) e geração de toque em placas que possuem diversos componentes. Usando apenas um chip, o fabricante ganhará economia de espaço e baixo consumo elétrico, o que tornam o equipamento mais barato, assegura Ana.

Além das indústrias que produzem centrais telefônicas, boa parte da demanda pelo novo chip é representada pelos fornecedores de equipamentos de acesso, como modems DSL ou cable modem. O componente, informa a gerente da PI, permite a função de toque em produtos menores e de preço reduzido.

O dispositivo da Ericsson executa a geração de toque (sinal que faz o telefone tocar) em um nó de rede, mais próximo do usuário, que pode ser PABX, modem DSL ou RDSI. Na telefonia convencional, geralmente este sinal é elétrico, de 40 Volts, gerado na central. Porém, em algumas aplicações, como linhas multiserviços, por exemplo, a economia de potência costuma ser uma preocupação técnica. Com o uso do novo produto comercializado pela PI Components, a central envia uma instrução para o equipamento de acesso, o qual faz a geração do toque. O chip da Ericsson opera a 3,3 Volts e se integra a circuitos Codec, por interfaces padronizadas.
www.picomponentes.com.br