Ckapt esclarece pacientes da Novartis sobre uso de medicamentos

0
1

A Ckapt, operadora de call center, e a Novartis do Brasil, indústria farmacêutica, estão desenvolvendo, desde maio do ano passado, um programa de marketing de relacionamento. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores de doenças crônicas ou de longa duração. Trata-se do programa Viver Bem, que orienta os pacientes quanto a administração correta dos remédios, fornece dicas de comportamento para melhorar a saúde e ainda oferece 30% de descontos em medicamentos.

Queremos conscientizar os portadores de doenças crônicas da importância de fazer o tratamento corretamente. Uma pesquisa realizada pela Novartis detectou que cerca de 40% dos pacientes que usam medicamento de uso contínuo ou prolongado param o tratamento ao primeiro sinal de melhora, prejudicando ainda mais o seu estado de saúde, relata a gerente da Ckapt e responsável pelo programa, Regina Câmara.

O sistema de informação/comunicação do Viver Bem inicia quando o representante do laboratório visita os médicos, apresenta o objetivo do programa e explica a importância da participação da categoria médica para a execução do projeto. Em posse de uma ficha de cadastro cedida pela Novartis, o médico receita o medicamento necessário ao paciente e o orienta a preencher os dados da ficha e enviá-la para o laboratório onde será feita a inscrição para o programa.

Após a inscrição, a central de atendimento insere os dados do paciente em seu banco de dados e, em prazo médio de 48 horas, faz o primeiro contato telefônico explicando o programa.

Em seguida, o paciente recebe um cupom personalizado e uma relação de farmácias credenciadas ao Viver Bem, onde ele terá o desconto. E ainda recebe materiais impressos do programa, com orientações sobre o seu tratamento assim como dicas de saúde. Também tem a sua disposição o 0800 para tirar dúvidas ou fazer sugestões e críticas ao programa.

Toda venda de medicamento a um paciente do programa é comunicada à Ckapt, o que possibilita a operadora acompanhar e orientar o tratamento e saber a data de término do tratamento.

O sistema também permite monitorar o desempenho do programa em toda a rede médica e farmacêutica, permitindo reavaliar parceiros ou até mesmo a logística do mesmo.