A Claro anunciou a criação de uma central para atender exclusivamente os novo clientes vindos da 3ª geração dos celulares. Isso porque, os novos aparelhos e as novas funcionalidades devem causar dúvidas aos consumidores, nesse primeiro momento. “Estamos trazendo uma tecnologia nova no Brasil. Junto com isso, precisamos trazer suporte. Pois dúvidas serão normais nesse momento. Não basta vender, temos que suportar o cliente”, explica Miguel Cui, diretor de clientes da Claro.
Localizado no site de Porto Alegre da empresa, o callcenter conta com 70 PA´s (Posições de Atendimento) e 150 operadores. “A opção por montar a central na operação de Porto Alegre se deve pela qualidade que esse site possui”, explica Miguel. Ainda na primeira de dezembro, entrarão em operação mais 11 PA´s com atendimento via vídeo.
Para prestar um atendimento correto, os operadores foram treinados por cerca de 45 dias não só para compreender as mudanças da nova geração, mas também entender o cenário do 2G. Para compor a equipe, 150 funcionários da Claro foram transferidos para este novo site e mais 150 foram contratados para ocupar o lugar dos primeiros em seus antigos cargos. “Foram promovidos funcionários, porque o cliente preza por plano de carreira. Seria injusto trazer pessoas de fora para ocupar um cargo mais sofisticado ao invés de dar oportunidade para um funcionário interno. Além disso, os atendentes promovidos têm mais experiência”, completa Miguel. Desses profissionais selecionados, 30 foram treinados para se comunicar em Libras (Linguagem brasileira de Sinais) para atender deficientes auditivos por chamadas de voz.