O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Colaboradores satisfeitos



Incremento de agilidade e qualidade, além de processos aderentes aos padrões e normas internas são alguns dos benefícios que a Suzano Papel e Celulose, fabricante de celulose de eucalipto, obteve ao terceirizar seu 1º nível de atendimento de Recursos Humanos (RH). Gerenciada pela Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI, desde abril do ano passado, a área conseguiu incrementar a satisfação dos colaboradores da empresa.

 

Batizado de RH Responde, o time de analistas da Asyst Sudamérica é responsável pelo atendimento aos colaboradores da Suzano de todas as unidades da companhia. “No início, a nossa equipe de analistas atendia cerca de 300 chamados ao mês. Atualmente, temos aproximadamente 3.000 solicitações. Ao todo, são mais de cinco mil usuários que utilizam o RH Responde”, explica Jorge A. Perlas, diretor de processos da Asyst Sudamérica.

 

O RH Responde registra um índice médio de satisfação próximo de 98,6%. A equipe da Asyst Sudamérica recebe as solicitações de colaboradores, candidatos, prestadores de serviços, analisa e verifica a possibilidade de responder imediatamente. Caso não seja possível, a dúvida é encaminhada para o Centro de Serviços RH. “Garantimos respostas a todas as solicitações, inclusive verificando se a solução apresentada atendeu plenamente a necessidade original”, diz Perlas.

 

A cada solicitação, o usuário responde uma pesquisa de satisfação, avaliando cinco itens: facilidade no contato, qualidade no atendimento, agilidade, solução apresentada e satisfação geral. Nos dois primeiros itens, o índice de satisfação está próximo de 99%. “Esses números revelam o sucesso de atendimento por esse modelo”, diz o executivo da Suzano. Em média, são realizados 100 atendimentos ao dia. Embora não seja possível mensurar o ROI (Retorno do Investimento) e a economia gerada com a terceirização, a redução de custos e a melhoria da qualidade na gestão do atendimento ao colaborador são as grandes motivadoras do projeto da Asyst Sudamérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colaboradores satisfeitos


A Teleperformance Brasil é uma das finalistas do prêmio Vida Profissional Sodexho Pass 2005, na categoria Produtividade, Motivação e Incentivo, por ter conseguido reverter o alto índice de rotatividade de atendentes comum no setor.

Os resultados da iniciativa aparecem nos números: a rotatividade caiu de 12% para 3%. Com a queda, a empresa conseguiu economizar 18%, deixou de contratar mão-de-obra adicional para cobrir as faltas no trabalho e reduziu as horas extras. E o índice de satisfação dos colaboradores subiu de 57% para 80% devido ao plano de carreira implementado pela empresa.

O plano de carreira criado em 2002 pela Teleperformance tem uma metodologia própria, criada com os objetivos de estimular os funcionários a crescerem dentro da organização e gerenciarem as próprias carreiras. O plano criou níveis de cargos e salários com características bem definidas e transparentes a todos os colaboradores. Por meio de avaliações semanais, os profissionais recebem notas por qualidade de atendimento, exatidão nas informações prestadas aos clientes e número de faltas ao trabalho, por exemplo. A partir do desempenho de cada quesito, eles conseguem medir as “distâncias” que os separam de novos níveis e postos almejados.

Como incentivo, a Teleperformance oferece ainda os treinamentos necessários para desenvolver as habilidades ligadas aos negócios da empresa. A cada seis meses, quando os colaboradores são avaliados, podem ser promovidos.

Segundo o vice-presidente de Recursos Humanos, Qualidade e Gestão Organizacional da Teleperformance, Marcelo Chianello, “a alta-rotatividade inibe as empresas a investir em novos funcionários. E este modelo permite que a Teleperformance identifique e recompense os profissionais mais capacitados”.

Qualidade na gestão do RH – que apostam na gestão de pessoas para crescer e ser mais produtivas e competitivas por meio de seu capital humano. Em sua segunda edição, possui seis categorias: Benefícios; Educação e Treinamento; Produtividade, Motivação e Incentivo; Qualidade de Vida; Responsabilidade Social e Voluntariado; e Pequenas Empresas. Dez empresas finalistas concorrem em cada categoria. A grande vencedora só será conhecida em setembro.

A Teleperformance do Brasil concorre com mais nove empresas nesta categoria. A entrega do prêmio “Vida Profissional Sodexho Pass 2005” acontecerá no dia 14 de setembro, no Teatro Alfa, em São Paulo. Na ocasião, 12 jurados escolhidos pela comissão organizadora terão a missão de apontar a empresa ganhadora em cada categoria, num total de seis premiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima