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Como avaliar serviços VoIP



Em um momento em que o avanço tecnológico em telecomunicações tem sido um forte aliado na redução dos gastos com a telefonia fixa das empresas, o VoIP, telefonia baseada na transmissão de voz sobre o protocolo IP, ainda sofre com as dúvidas dos usuários em relação a tipos de serviços oferecidos, soluções disponíveis e benefícios. Assim, com o objetivo de auxiliá-los no hora da escolha, a Trellis, empresa brasileira especializada em tecnologia para comunicação de dados e voz, apresenta 10 recomendações para avaliação de serviços VoIP.


“Essas dicas são para orientar as pessoas a escolherem o serviço mais adequado às suas necessidades, ou seja, aquele que atende a requisitos de qualidade e confiabilidade”, destaca Cassio Spina, diretor executivo da Trellis, explicando que “hoje, diante de inúmeras ofertas, pode parecer difícil selecionar a melhor e isso acaba por levar à postergação da escolha e, conseqüentemente, a significativas perdas, uma vez que o usuário continua pagando muito pelas altas tarifas cobradas pelas operadoras convencionais”.


Abaixo segue uma relação dos principais pontos* que devem ser avaliados na seleção do prestador de serviços para ter a segurança de estar contratando algo de qualidade:


1. Avaliação da qualidade do link de banda-larga.
2. Dimensionamento de linhas VoIP.
3. Equipamentos.
4. Compartilhamento do link.
5. Preço x qualidade da operadora VoIP.
6. Valor das tarifas x impostos.
7. Comparação de tarifas.
8. Pagamento pré-pago x pós-pago.
9. Manutenção.
10. Legalidade e idoneidade.

 

 

*Todos estes pontos estão detalhados no texto orientativo elaborado pela Trellis que pode ser obtido gratuitamente pela Internet em http://www.trellis.com.br/dicasvoip.htm

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