Como transformar gerentes em gestores de pessoas

0
1


A necessidade de substituir a mentalidade autocrática e impositiva dos gerentes por um comportamento mais aberto, capaz de proporcionar estilo mais democrático e participativo de administração é o tema principal do livro Gerenciando Pessoas – Como Transformar Gerentes em Gestores de Pessoas, de Idalberto Chiavenato. Trata-se da quarta edição do lançamento da Pearson Education, sob o selo Prentice Hall. O livro foi escrito com o intuito de mostrar como a mudança do estilo de administrar pode transformar o capital intelectual em agente de competitividade empresarial.


Segundo Chiavenato, os gerentes – qualquer pessoa que tenha por função dirigir outros funcionários de uma mesma organização – estão abandonando as funções administrativas tradicionais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, para adotar postura renovadora no sentido de dinamizar a organização. A mudança empresarial em direção à modernização precisa acontecer inicialmente por meio das pessoas. Esta tarefa tem sido atribuída exclusivamente ao executivo de recursos humanos da empresa, como se fosse a área de RH a única responsável pelas mudanças rumo à modernização. Porém, a responsabilidade sobre cada pessoa é exclusiva de cada gerente da empresa.


A área de administração de recursos humanos colabora para o relacionamento gerente-subordinado com a definição de critérios e procedimentos para que os chefes possam alinhar suas decisões e objetivos. Em um momento em que o capital humano é o principal patrimônio das empresas, a gestão de pessoas torna-se uma habilidade fundamental. O objetivo é trabalhar em equipes focadas no alto desempenho. O velho binômio “gerente versus subordinado” cedeu lugar a “líder versus equipe”, para proporcionar mais dinamismo e criatividade nas organizações.


Os principais tópicos do livro são: como impulsionar os funcionários e renovar continuamente as empresas; gestão das competências organizacionais; como modificar a cultura organizacional; espírito de equipe e trabalho – empreendedorismo e as bases da administração participativa; o papel do gerente e da equipe no processo seletivo; a arte da entrevista de seleção; de que maneira estabelecer a comunicação; como desenvolver os conceitos de treinamento e desenvolvimento; quais as alternativas para aumentar eficiência e eficácia; como liderar e motivar a equipe de trabalho; e a importância da avaliação e da remuneração adequadas.


Ficha Técnica:Título: Gerenciando Pessoas – Como Transformar Gerentes em Gestores de Pessoas


Autor: Idalberto Chiavenato


Editora: Pearson Education


Páginas: 284


Preço: R$ 55,00