A Atento Brasil, com o intuito de reforçar o programa de gestão ambiental aderiu ao CDP (Carbon Disclosure Project), organização britânica sem fins lucrativos que visa mensurar informações sobre emissão de carbono em corporações de todo o mundo. A Atento Brasil é a primeira do Grupo a assumir o compromisso socioambiental de realizar um inventário preliminar de emissão de gases de efeito estufa (GEE). O levantamento de informações tem como base a metodologia GHG Protocol, ferramenta utilizada mundialmente para medir a quantidade de emissões diretas relacionadas a suas atividades.
Mesmo com um volume de emissão de CO2 considerado baixo pelos parâmetros do CDP 2009, cerca de seis mil toneladas, a Atento Brasil avalia como fundamental a busca imediata por iniciativas de redução de GEE e demais insumos em correlação com recursos naturais, uma vez que possui grande abrangência territorial, estando presente em seis estados brasileiros. No questionário da entidade, a Atento Brasil forneceu dados sobre seu impacto ambiental, além de descrever riscos e oportunidades de melhoria.
“As medidas mitigatórias estão implantadas no programa de gestão ambiental da empresa. A tecnologia sustentável, o controle de emissões e resíduos, e principalmente a educação ambiental para os 75 mil funcionários da empresa vão colaborar para uma redução significativa de CO2”, afirma Márcia Fontes, superintendente de desenvolvimento de pessoas, responsável pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Atento Brasil, explicando que o segmento de serviços não demanda alto gasto energético, quando comparado a outros setores econômicos.
Entre as melhorias possibilitadas pela análise do inventário estão a troca de 100% das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, a substituição de 800 monitores de CRT por LCD, ocasionando a redução de 31.200W, além da implantação de sistemas de automação e controle de ar condicionando das centrais de atendimento. “Com a finalidade de desenvolver novos projetos focados em ecoeficiência, estamos envolvendo outras áreas da companhia e disseminando estes conceitos entre os funcionários”, destaca.