Comunicação unificada como solução

0
7
A concepção dos novos empregos colaborativos e multitarefa, que requerem uma resposta rápida e segura, está impulsionando a adoção de soluções de colaboração e comunicações unficadas (UC&C) em toda a América Latina. Algumas empresas estão oferecendo essas soluções puramente para dar suporte aos funcionários, os quais são considerados recursos valiosos. Outras companhias, por outro lado, estão focando mais na eficiência potencial do trabalhador e nos ganhos de produtividade da empresa, utilizando aplicações inovadoras e incentivos para colaboração interna para aumentar a qualidade dos produtos e serviços. É o que aponta a análise da Frost & Sullivan. Ela revela ainda que o mercado ganhou receitas de $890.39 milhões em 2013, e estima que este valor atingirá os $1409.67 milhões em 2020.
“A internet e a proliferação de dispositivos móveis como os telefones celulares e os tablets, que oferecem opções de imagem, voz e compartilhamento em constante evolução, estão mudando a forma pela qual as empresas se comunicam,” disse a analista da indústria de tecnologias da informação e comunicação, Valeria Goldsworthy. “Alavancando a tendência de ´Traga seu próprio dispositivo´, os participantes do mercado disponibilizaram as novas aplicações de comunicação UC&C na maioria dos dispositivos móveis, ajudando as indústrias a se tornarem mais competitivas nesta era da empresa global”, complementa.
Porém, a infraestrutura subdesenvolvida de protocolo de internet (IP) e a falta de redes 3G/4G na América Latina deverá impactar negativamente o mercado para aplicações de UC&C. A imposição de impostos e taxas sobre a tecnologia importada em alguns países também se mostrarão como um desafio para os fornecedores. Adicionalmente, a disponibilidade de soluções gratuitas como o Skype está restringindo o uso dessas soluções, principalmente dentre as pequenas e médias empresas.
Diante destes desafios, os fornecedores de UC&C estão ampliando a cobertura, começando a desenhar soluções para atender às necessidades específicas de diversos segmentos de mercado, e difundindo a idéia da nuvem como uma nova plataforma desprovida de hardware que reduz os custos de instalação e implementação. Além destas medidas, eles também devem procurar oferecer soluções de UC&C seguras e de alta qualidade a preços competitivos, acelerando a adoção no segmento de PME.