Cresce presença de mulheres no comando



As mulheres estão crescendo rapidamente nos cargos de gestão. Essa é a conclusão e um estado realizado pela Caliper em parceria com a HSM, com 66 brasileiras em posições de chefia, como presidência, vice-presidência e diretoria. Para o diretor-presidente da Caliper Brasil, José Geraldo Recchia, as mulheres em posição de liderança têm foco nas pessoas e em suas necessidades, enquanto os homens são mais orientados para resultados. “No meio da pirâmide hierárquica dos cargos de gestão, as mulheres focam mais nas pessoas. Por usarem mais a intuição, acabam sendo mais criativas e levando em conta outras opiniões. Isso dá ao processo de resolução de problemas e de tomada de decisão uma qualidade maior”, pontua.

 

Segundo a análise, a consequência da existência de um grande número de mulheres ocupando cargos de gestão de primeiro nível é a probabilidade de que no futuro, elas avancem e ocupem cargos de maior importância, reduzindo a diferença exponencial entre homens e mulheres em cargos de alto escalão. Além disso, elas estão investindo em formação e qualificação. Dentre as pesquisadas, 40% possuem cursos de pós-graduação e MBA, 28% mestrado e 8% doutorado.

 

O levantamento também informa que 55% das entrevistadas assumiram posição de comando antes de completar 44 anos. “Empresas de médio e grande porte têm se preocupado com a formação de lideranças. As maiores, inclusive, mantêm universidades corporativas próprias. O importante é que as organizações, de qualquer porte e segmento, identifiquem e valorizem as qualidades que as mulheres têm e também que estimulem o desenvolvimento dessas características”, avalia Recchia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima