A CSU Cardsystem, processadora independente de meios eletrônicos de pagamento, encerrou o primeiro trimestre de 2011 com lucro líquido de R$ 4,4 milhões e geração de caixa medida pelo Ebitda de R$ 14,4 milhões. Além disso, a companhia registrou receita bruta de R$ 100,5 milhões no período.
Segundo Ricardo Ribeiro Leite, diretor administrativo financeiro da CSU, “a companhia buscou uma estrutura de custos mais enxuta no trimestre, para preservar rentabilidade e gerar condições para a retomada do crescimento ao longo do ano”.
No primeiro trimestre de 2011, a CSU reportou uma redução de 23% nas despesas operacionais em relação ao primeiro trimestre de 2010. Na unidade CSU Cardsystem, os custos caíram 23,9%, na mesma base de comparação.
“Essa redução evidencia a capacidade de gestão e adaptação da CSU para manter rentabilidade em um trimestre em que houve menor geração de receita nessa unidade de negócios, em função da saída dos cartões da Nossa Caixa da base da companhia ao final de 2010,” diz o executivo. “A companhia se preparou para absorver o impacto desse movimento, com reforço de equipes comerciais para conquista de novos contratos. Alguns deles iniciaram operações já no primeiro trimestre de 2011”, complementa.
A unidade CSU Contact segue em expansão e encerrou o primeiro trimestre de 2011 com receita bruta de R$ 50,7 milhões, montante 16,5% maior em relação ao quarto trimestre de 2010. Sete dentre os dez maiores clientes da unidade voltada para prestação de serviços relacionados a contact center ampliaram o escopo ou o volume dos contratos no trimestre. Com isso, o número de posições de atendimento no final do primeiro trimestre de 2011 aumentou para 3.918, com variação de 19,9% em relação ao mesmo período de 2010.