A ddCom Systems, provedora de soluções para callcenter e CRM, desenvolveu uma ferramenta para o controle de processamento, que realiza leituras e verifica a informação com alta velocidade, tanto nas impressoras como nos processos de acabamento e finalização. Trata-se do Audit Solutions, produto com o qual uma empresa garante a produção e o envio em 99,9% da informação a ser processada.
A nova solução da empresa exigiu 1,5 ano em pesquisas e consumiu milhares de dólares em tecnologia de última geração. Depois de uma série de testes em máquinas diferenciadas, chegou-se a um produto bastante flexível que se adapta a diferentes tipos de equipamentos utilizados em uma fábrica de documentos. O Audit hoje é uma solução que pode supervisionar todos os equipamentos de um parque de processamento de documentos, tendo também a possibilidade de auditar este processo em empresas terceirizadas, afirma o gerente de marketing da ddComSystems, Roberto Dechiare Junior. O custo do produto é outro diferencial de mercado, ele chega a custar 30% do valor dos produtos similares importados, concorrendo diretamente com os tops de mercado.
Podendo ser aplicado em qualquer equipamento que utilize sistemas de leitura por código de barras ou OCR, possibilita uma maior customização do produto. O sistema Audit pode operar em um workgroup ou em uma rede de computadores independente da rede do cliente com o conceito de cliente servidor, devendo ser provida uma interface para a recepção do arquivo com a informação do lote a ser processado. Existe ainda a possibilidade de outras soluções de acordo com a necessidade do cliente. A Xerox do Brasil, por exemplo, adotou o Audit em todos os equipamentos de seu site de produção, com a intenção de ter maior segurança e confiabilidade, afirma Dechiari Junior.
Em determinadas empresas o produto modifica até mesmo o processo produtivo. Quando isso ocorre, uma etapa de auditagem é desenvolvida em separado para garantir a segurança e a não interrupção do processo para possíveis acertos. Algumas companhias optaram por criar um setor de auditagem, com a instalação do sistema em separado, posterior a produção dos documentos, e isto aumenta a velocidade de produção e melhora a produtividade, conta o gerente de marketing da ddCom Systems.