Durante a campanha “Seja Amigo da Sua Voz” da Atento, os operadores da empresa receberam uma cartilha informativa sobre saúde vocal. A ação foi vencedora do prêmio “Melhor Campanha de Voz 2006”, concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e conseguiu atingir todos os operadores da Atento – 55 mil pessoas. Para cuidar da saúde vocal, a cartilha distribuída trazia dez dicas:
1 – Beba pelo menos oito copos em temperatura ambiente todos os dias, principalmente durante as atividades em que a voz é utilizada;
2 – Fale devagar e faça pausas para respirar;
3 – Evite excessos alimentares antes de usar a voz profissionalmente;
4 – Use roupas confortáveis;
5 – Lembre-se de que cigarro, álcool e drogas fazem mal para o corpo e afetam a voz;
6 – Não modifique sua voz ao falar;
7 – Garanta uma boa alimentação, um bom sono e um tempo para descansar. Eles fazem bem para seu corpo e para sua voz;
8 – Evite pigarrear, tossir e sussurrar;
9 – Procure o auxílio médico em casos de tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas;
10 – Não use pastilhas ou sprays analgésicos sem indicação médica.