Vanildo A. Oliveira, da Editora Pronal, tem uma operação de telemarketing sediada na cidade de Recife, PE, e está com algumas dúvidas sobre terceirização, novos equipamentos e contratação de profissional. Ele nos enviou o seguinte e-mail:
Temos uma empresa de telemarketing, com sede em Recife, e com 60
operadoras, como também filiais em Salvador e Maceió, Natal e Fortaleza,
cada cidade com 30 teleoperadoras. Estamos necessitando de:
Pergunta: Como queremos terceirizar nossos serviços, gostaria de saber como conseguir novos clientes?
Resposta: Você vai precisar desenvolver um trabalho que envolva comunicação e marketing para divulgar esta sua iniciativa. E partir para fazer prospecções de mercado.
Pergunta: Sobre novos equipamentos, como escolher e o que introduzir de imediato?
Resposta: Você vai primeiro precisar definir exatamente o tipo de trabalho que irá realizar. O ideal é identificar seus potenciais clientes – ou futuros
clientes – para saber que tipo de serviço vai desenvolver para, num segundo momento, preparar sua infra-estrutura para operar. Por isso, vai depender muito do perfil empresarial que vai adotar – ou que já possui –, como telemarketing ativo, receptivo, SAC…
Pergunta: Como anunciar para selecionar 1 gerente de vendas com, no mínimo, 5 anos de experiência em telemarketing, que saiba fazer contato com novos clientes e que possa residir em Recife, Pernambuco?
Resposta: Esta é uma das questões mais difíceis. Este executivo está sendo muito procurado pelas agências de telemarketing – ou de callcenter. Normalmente, as empresas estão preparando profissionais para a área comercial, com foco na prospecção de mercado.
Atenciosamente
Vilnor Grube