A e-Consulting, Boutique Digital de Conhecimento em criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anuncia novo estudo sobre o número de telefones fixos e celulares em utilização no Brasil. De acordo com o levantamento da e-Consulting, o país encerrou o ano de 2003 com 40 milhões de telefones fixos e 45,5 milhões de telefones móveis.
“O número de linhas de celulares ultrapassou o de telefones fixos no mercado brasileiro em agosto do ano passado, quando totalizou cerca de 40 milhões de aparelhos. Atualmente, a densidade de celulares no país é de 22,7 telefones para cada 100 habitantes”, informa Daniel Domeneghetti, diretor de Estratégia e Conhecimento da e-Consulting e vice-presidente de Conhecimento e Métricas da Camara-e.net.
“Enquanto o mercado de celulares crescerá a uma taxa de 17% ao ano até 2005, o de telefones fixos aumentará a um porcentual anual de 4%”, estima Domeneghetti.
Segundo a e-Consulting, o número de aparelhos pré-pagos existentes no mercado brasileiro corresponde hoje a 31,2 milhões, com 74% da base, ao passo que os pós-pagos respondem por 10,9 milhões, com 26% de participação.