Recente pesquisa feita nos Estados Unidos pela Accountemps Consultoria revela que, naquele país, 81% dos recrutadores gostam que os candidatos demonstrem interesse pela vaga após enviar o currículo. No Brasil, entretanto, a situação é um pouco diferente. De acordo com a coordenadora de RH da Quality Training, Danielle Filizola, o ideal é que o candidato aguarde o contato da empresa após o envio do currículo.
Ainda assim, diz ela, caso a pessoa não receba resposta e decida procurar a companhia, o melhor é fazê-lo em torno de quatro a cinco dias depois do encerramento do período de inscrições. Nos Estados Unidos, revela o estudo da Accountemps, a maior parte dos recrutadores (43%) considera adequado o contato após uma ou duas semanas depois do envio do documento, enquanto 38% acham que uma semana ou menos é o prazo ideal.
Se o contato após o envio do currículo não é bem visto aos olhos dos recrutadores brasileiros, o mesmo não acontece quando a iniciativa é tomada depois da participação na entrevista. Neste caso, contudo, orienta Danielle, é importante observar a cultura da empresa. “Antes de fazer contato, é importante observar a cultura da empresa e avaliar o perfil do próprio candidato. Se a empresa se mostra aberta, a pessoa pode procurar por telefone ou por e-mail”, diz.
Para saber qual é o melhor momento para procurar a empresa, o candidato pode perguntar, ao final da entrevista, em quanto tempo o processo seletivo será concluído e fazer contato após este período, sendo que, ainda na entrevista, diz ela, o profissional pode questionar sobre a possibilidade ou não de procurar a empresa para obter o resultado.
Fonte: Info Money