Para que o processo de vendas seja o mais produtivo possível, em geral, é importante não tentar reinventar a roda. Até porque, podemos dizer que praticamente tudo já foi testado em termos de eficiência. Ou será que ainda há espaço para evolução? A Cloudfone, empresa que oferece processos remotos de atendimento, ativos e receptivos, afirma que sim. Ela desenvolveu uma metodologia que garantiria um significativo aumento de eficiência ao “funil de vendas”. “Em vez de leads, a empresa entrega aos seus clientes CPVs, Contatos Prontos para Venda”, adianta Fernando Guimarães, diretor da Cloudfone.
Na verdade, o processo de geração de leads, ou seja, encontrar e estimular potenciais clientes é absolutamente crucial para qualquer empresa que empregue uma força de vendas. E significa sempre um investimento alto em termos de dinheiro e do tempo dos vendedores. Nem sempre, por outro lado, significa resultados à altura do montante de dinheiro e tempo investido. Na avaliação de Guimarães, o maior problema é, provavelmente, o ponto de partida – os leads disponíveis. “Há várias empresas no mercado que oferecem leads, listas segmentadas com nomes de executivos e empresas que formam potencialmente públicos-alvos para as empresas. Mas isso está longe de ser suficiente, pois o trabalho de qualificar e criar predisposição nesses potenciais clientes, garantindo uma taxa pelo menos razoável de vendas reais, é o que conta de fato”, esclarece.
A Cloudfone promete pular essa fase. Os vendedores, em vez de leads vagos, recebem propostas praticamente fechadas, com valores previamente acordados e outros dados fundamentais para o fechamento de uma venda. Com isso, o que tem ocorrido, segundo o diretor, é que o custo de cada venda cai, chegando a ser menos de 50% em comparação com uma venda pelos processos tradicionais. Ele conta que a metodologia já está sendo aplicada com sucesso para aumentar a produtividade de corretores de seguro. “A competição na área de seguros é muito forte e a qualidade dos leads é fundamental para o sucesso. O entusiasmo dos corretores que já estão usando os CPVs é uma prova eloquente do desempenho da metodologia da Cloudfone”, destaca.