Preocupadas com o número crescente de pessoas que preferem fazer o pedido por telefone a sair de casa, as grandes redes de alimentação dedicam cada vez mais cuidados à eficiência das entregas em domicílio. Antes visto como diferencial, esse serviço hoje é considerado estratégico para aumentar o faturamento. Por isso, demanda muito investimento na busca de soluções inteligentes.
O SnackControl, software de automação e gestão para food service, é adotado por algumas grandes redes. Bob´s, Spoleto, Rei do Mate, Bonaparte e Gordão Burgers, por exemplo, confiam nesse sistema para garantir rapidez no atendimento. “O segredo está na transmissão do pedido desde a central telefônica até o restaurante. Normalmente, perde-se muito tempo no processo, que é feito manualmente na maioria dos casos. Se houver agilidade nessa passagem, elimina-se o atraso e fica mais fácil cumprir o prazo estabelecido”, explica Marcio Blak, consultor em automação comercial.
Por esse motivo, o SnackPhone interliga as unidades de uma determinada região à central telefônica onde são feitos os pedidos. O atendente registra o pedido no próprio sistema e este é encaminhado, via internet, para a loja mais próxima do cliente. “Além de permitir que tudo seja feito dentro do tempo, ainda impede os erros decorrentes das falhas de comunicação e oferece a possibilidade de monitoramento do pedido”, garante Blak. Essa estratégia pode ser adotada pela franqueadora ou por um grupo de franqueados, mesmo que eles administrem franquias de bandeiras diferentes.
Mas a distribuição geográfica dos pedidos não é a única inovação. Parte integrante do módulo SnackPhone, a tecnologia CRM (Customer Relationship Management) tem a função de garantir atendimento mais rápido e eficiente e fidelizar a clientela. Por meio do histórico de pedidos anteriores, o sistema identifica, além dos dados cadastrais, as preferências de cada cliente, permitindo ao atendente oferecer sugestões, combinações e novidades.