A folia já começou. Ao menos nas operações de call center. Com o Carnaval mexendo com todos, empresas do setor estão levando a festa popular até os operadores, com diferentes ações. Cientes do risco do absenteísmo na data, o foco tem sido na integração das equipes e na motivação dos colaboradores, impactando positivamente no clima organizacional. É o caso da Teleperformance, que realizouseu tradicional Happy Day Carnaval. Todos os colaboradores puderam ir fantasiados para celebrarem a data. O objetivo, segundo a diretora de capital humano, Simone Nunes, é proporcionar um dia de trabalho divertido e diferente para incentivar o engajamento.
Para estimular, a diretora explica que a empresa premiou as operações e/ou áreas que mais estavam caracterizadas com o tema. Além disso, a Teleperformance também premia a melhor caracterização individual por meio de uma votação que acontece na página da empresa no Facebook. “Com certeza iniciativas como essa ajudam a manter um excelente ambiente de trabalho e, isso é refletido na qualidade do atendimento”, pontua. Além do impacto positivo no clima organizacional, ela acrescenta que o Happy Day promove a integração, união e trabalho em equipe entre os colaboradores.
Já a Vikstar leva a alegria do Carnaval para os operadores por meio de um concurso cultural, onde os colaboradores precisam compor um samba-enredo com o tema “Unidos da Vikstar, nosso lema é ousadia e alegria!”. O diretor de operações da Vikstar, Alexandre Gasparin, conta que a empresa optou por abordar algo que fosse bem perto da realidade dos colaboradores. “Temos um público muito jovem, que está ligado em tudo o que acontece. A escolha do tema foi justamente pensando nessas pessoas”, explica. Além dessa ação, a empresa contará com uma tradicional decoração de carnaval, contanto, inclusive, com um painel para fotos. “Essa onda de selfie contagiou todo mundo, então resolvemos surfar nessa maré. Assim, cada colaborador pode colocar o rosto no corpo de um personagem e fazer o click.” Ele comenta que são pequenas ações que motivam e fazem com que vistam a camisa. Mais do que isso, um colaborador motivado contagia os colegas de trabalho. “Temos uma sementinha do bem disseminando nosso conceito e nossa campanha. Isso faz traz resultados super positivos. Um passa a motivação para o outro.”
Na Vector Contact Center, o departamento de marketing da empresa, juntamente com a diretoria, promoveu o Pré-Carnaval Vector com a animação de uma banda para tocar marchichas de carnaval. Também está sendo servido pratos típicos da região Nordeste para o almoço e aqueles que estiverem com a melhor fantasia participarão de sorteio de prêmios. O principal objetivo é trazer um clima leve e descontraído para todos, unindo cada vez mais as equipes, segundo Wanessa Maia, coordenadora de marketing da Vector. “A ideia dessas ações é motivar e valorizar nossos funcionários, principalmente, os operadores que trabalham o ano todo com total dedicação”, revela.
Com a mesma aposta, a liderança da ABS Brasil estará presente nos dias de Carnaval interagindo com os operadores, mantendo o foco, sem deixar de cuidar para o clima ser mais descontraído. A equipe de comunicação também criou uma campanha focado na alegria, com algumas operações decoradas com mobiles aéreos, papel de parede das máquinas com tema carnavalesco e cartazes fomentando a data. “Além disso, quem quiser participar, pode escolher dentre três estilos de máscaras para utilizar no momento adequado”, acrescenta Sylvio Reis, superintendente de operações da ABS Brasil, destacando que a busca é por retribuir o comprometimento dos funcionários que estarão trabalhando. A expectativa do executivo é de que os funcionários aprovem a atitude da empresa em dar personalidade interna à data, tenham atitude positiva durante e após o atendimento e que o absenteísmo diminua em consequência.
CONSCIENTIZAÇÃO
Além de ações para motivar, a Call Contact Center também irá promover palestras de conscientização com temáticas relevantes no período, exibição do CineCall com um filme sobre sobre DST, drogas e seus impactos na vida, entrega de preservativos femininos e masculinos, disponibilização de folders na intranet e cartazes nos murais. Para isso, a empresa contou com o apoio de alguns parceiros para que a programação possa ter maior abrangência e qualidade, como Ministério da Saúde e Detran-DF. “Nos ocupamos em fornecer educação preventiva para que eles cuidem da saúde e percebo que essa atividade vai adiante do ambiente de trabalho, uma vez que eles levam este aprendizado a seus familiares e amigos. Desta forma cumprimos ainda um papel junto à sociedade”, pontua Kelly Cortes, superintendente nacional de desenvolvimento humano da Call Contact Center.
Confira o que o mercado preparou para o Carnaval:
Carnaval da Call terá atividades para integrar a equipe e ações de educação preventiva
Iniciativas levam clima leve e descontraído para operação, permitindo unir a equipe
Concurso cultural tem como objetivo motivar operador, fazendo com que vista a camisa
Teleperformance celebra Carnaval com ação divertida para engajar colaboradores
ABS Brasil terá ações para engajar equipe e administrar risco alto de absenteísmo
Univoz disponibiliza folheto e leque com dicas para cuidar da saúde vocal no Carnaval