A EMC Corporation, empresa de armazenamento e gerenciamento de informação, anunciou o lançamento de soluções para gerenciar ambientes de telefonia IP e voz sobre IP (VoIP). Com o EMC Smarts VoIP Performance Manager e o EMC Smarts VoIP Performance Reporter, os clientes podem maximizar a disponibilidade e o desempenho de serviços VoIP críticos para o negócio por meio de monitoria, alerta, diagnóstico e relatório abrangentes de todos os aspectos de um sistema que podem afetar os serviços de telefonia IP.
Com o software EMC Smarts, empresas e provedores de serviços gerenciados podem modelar componentes de TI e suas relações em rede, aplicativos e armazenamento para entender como os níveis de serviço são afetados. O software analisa dados de múltiplas fontes para identificar a causa raiz de problemas na infra-estrutura de TI automaticamente e em tempo real, possibilitando que as empresas maximizem a disponibilidade e o desempenho de recursos de TI críticos e dos serviços (como VoIP) que eles suportam.
Sendo assim, o Performance Manager e o Performance Reporter fornecem informação sobre extensões telefônicas, chamadas telefônicas, qualidade da voz, disponibilidade do serviço telefônico e interconexões com fornecedores de telecomunicações. Além disso, monitoram os volumes de chamadas, a qualidade das chamadas e os modelos de encaminhamento para assegurar que os níveis de serviço estejam sendo atendidos e oferecem relatório de performance e de tendências tanto em tempo real quanto históricos.