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Empowerment – Autodesenvolvimento como benefício

Autor: Cristiano Sá Freire

Para que um gerente se torne líder é necessário primeiro mudar o conceito do que é ser gerente. O gerente líder tem que ser claro na definição dos rumos e referenciais do seu objetivo estratégico, ele deve ter em mente que a sua liderança é quem vai determinar o presente e futuro de uma organização. O líder que não projeta o futuro não sabe viver no presente.

Uma organização inteligente possui líderes com visão. Os seus objetivos são entendidos por todos e as relações de confiança, fundamentais para que não seja estabelecido um sistema rigoroso, são obtidas através do exemplo. Numa gestão consciente as práticas devem ser documentadas, os resultados monitorados, avaliados, comparados e criticados. Os processos de comunicação propagam a ética, o profissionalismo e derrubam as barreiras entre chefias e subordinados. O trabalho em equipe é estimulado e o Empowerment utilizado de forma correta e eficaz.
Esse discurso, se analisado, parece um grande sonho de um funcionário de determinada empresa. Mas por quanto tempo as empresas vão esperar, para que seus funcionários produzam no tempo em que sonham acordados? Existe a necessidade de mudar o conceito do que é ser gerente, e isso não onera os custos de uma empresa. Atitude de verdade significa querer fazer, transformando as idéias em ações.
Para promover o Empowerment em uma organização, é necessário primeiro que o gerente líder acredite no potencial de cada funcionário em dar o melhor de si, em prol dos objetivos de uma organização. Atendido este pré-requisito, é preciso criar condições para que os funcionários tomem iniciativas, é claro que respeitando limites e competências. Nas organizações em que os líderes utilizam o Empowerment como modelo de gestão, o autodesenvolvimento dos funcionários é retorno garantido, o que melhora a auto-estima e conseqüentemente uma série de outros processos.
Nas empresas de contact center, na qual o relacionamento pessoal pode ser um grande diferencial na conquista de um cliente, o Empowerment é um grande aliado. Para transformar o cenário de uma organização é necessário posicionamento adequado, o que sugere mudança em uma série de conceitos, a começar pelo modelo de gestão.
Cristiano Sá Freire é analista da Wittel Comunicações ([email protected]).

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