Empresas se preparam para o mercado de Voz sobre IP

0
1

A tecnologia de Voz sobre IP é um produto que traz expectativas para o mercado de Telecom. Empresas como a IFX Networks, especializada em serviços de comunicação de dados corporativos e internet, já preparam solução para atender a este mercado. A novidade da IFX vai permitir aos usuários corporativos realizarem ligações por meio da internet, utilizando o PABX da empresa, telefone ou computador.

Segundo John Weimer, presidente da IFX no Brasil, esse será mais um serviço de valor agregado da companhia, que fornece uma determinada quantidade de banda com protocolo de internet, que pode variar de acordo com a necessidade da empresa. O cliente poderá contratar o mínimo de 256 Kbps até 155 Mbps. “Com a aquisição, o usuário poderá trafegar – além de voz – dados e vídeo. A IFX já utiliza esse sistema para comunicação entre suas 13 filiais na América Latina e funciona muito bem. Houve uma grande redução de custos nas contas de telefonia”, afirma.

Porém, o produto ainda não pode figurar no portólio da IFX, pois ainda falta a regulamentação da Anatel para que possa ser comercializado. “A liberação desse serviço muda o panorama do mercado, uma vez que conflita com o principal serviço oferecido pelas grandes operadoras como Embratel, Intelig e Telefônica, que também irão correr atrás para não perderem o mercado”, completa Weimer.

Outra empresa do setor que também prepara soluções de Voz sobre IP é a Alcatel. A empresa já oferece produtos e serviços nos Estados Unidos e pode, assim que a Anatel liberar, utilizar sua expertise no Brasil. A Cisco Systems também oferecerá o produto. A empresa anunciou uma nova estratégia para Voz sobre IP, que inclui não só equipamentos, como serviços de valor agregado como call center baseado em IP e aplicações interativas com os clientes. Estas últimas têm o objetivo de possibilitar aos usuários de produtos Cisco se conectar via voz pela Web com telefonistas da empresa.