O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Endomarketing contribui para a qualidade no atendimento

O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional. Trata-se de uma ferramenta que facilita a comunicação e conseqüentemente as relações entre os funcionários de uma empresa. Tal abordagem resgata a cultura de “vestir a camisa” da empresa. Levando o funcionário a conhecer, acreditar e principalmente sentir-se entusiasmado com os produtos ou serviços de sua empresa.

Sentindo-se satisfeito com o produto que vende, o profissional consegue transmitir com facilidade tal entusiasmo, de forma inconsciente por meio de sua expressão e tom de voz, e de forma consciente, assim criando uma necessidade de compra no cliente.

Quer queira, quer não, a imagem conta, e tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso é importante a adoção do endomarketing, afinal, se o cliente interno (funcionário) está satisfeito, ele poderá fazer bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa.

Adotar um programa de endomarketing requer muito empenho, porém ao realizá-lo com sucesso, é garantia de comprometimento e bons resultados. No entanto o endomarketing requer mudanças na cultura da empresa, tornando-a mais flexível e capaz de disseminar conhecimento, gerar responsabilidades e delegar poder de decisão aos funcionários.

Só assim acontecerá a verdadeira adesão interna dos membros da organização com os objetivos organizacionais e com a satisfação das necessidades dos clientes externos. Funcionário satisfeito vende mais e atende melhor ainda.

Pequenas ações de endomarketing:

– Reuniões periódicas apresentando os produtos aos funcionários;
– Distribuição de brindes, camisetas e objetos com o logotipo da empresa;
– Distribuição de amostras;
– Eventos de lançamento;
– Reuniões com outras áreas da empresa para entender os processos;
– Tornar o website da empresa disponível a todos;
– Estimular o funcionário a navegar pelo website da empresa;
– Reconhecer iniciativas e idéias.

Débora Martins é gerente de logística e treinamento da Atender Bem Consultoria e Treinamento(dé[email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima