Uma das principais preocupações das empresas é com relação à retenção de talentos. Ciente disso, o ManpowerGroup listou seis passos para ajudar as companhias a aumentar a retenção de talentos nas empresas, apontando a partir da mudança na forma como o empregador lida com os colaboradores, fazendo com que se atinja melhores resultados. “Aumentar a retenção de talentos nas organizações se torna uma tarefa realizável com quando se tem direcionamentos. Essas dicas, se colocadas em prática, além de aumentar a retenção de talentos, irá melhorar o clima organizacional da empresa”, comenta Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup.
Confira as dicas:
1 – Ter um plano de carreira
O plano de carreira deve ser visível e atingível para o colaborador. Isso motiva o funcionário e traz transparência à relação de trabalho, gerando confiança e foco.
2 – Observar remuneração e benefícios
Ninguém se empenha por um baixo retorno. Observe se a remuneração e benefícios oferecidos estão compatíveis com as melhores práticas do mercado.
3 – Investir em qualificação
Mais qualificação significa maior produtividade. Pesquisas apontam que funcionários de alta performance em cargos maiores alcançam resultados até 8 vezes melhores.
4 – Nutrir a comunicação aberta
O Brasil é um dos campeões em rotatividade, com índice de 38,5%, de 2016, segundo cálculos feitos com estoque de emprego celetista da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e os registros de admitidos e desligados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A comunicação aberta com os funcionários podem melhorar esse quadro. Isso permite que o colaborador se sinta valorizado e humaniza as relações de trabalho.
5 – Utilizar o potencial dos colaboradores
Se um determinado funcionário exerce melhor certas funções, por que não explorar isso de forma benéfica ao colaborador e à empresa? O propósito é criar um ciclo virtuoso de crescimento propenso a aumentar a retenção de talentos.
6 – Realizar pesquisas de clima organizacional
Incentive a emissão de opiniões sinceras e realistas sobre a experiência laboral por meio de uma pesquisa com respostas anônimas. Assim, ninguém se sente constrangido e você descobre o que precisa melhorar para diminuir a rotatividade.