Assim como em outros anos, o mercado de contact center em 2013 passou por muitas movimentações, e da mesma forma soube se adaptar a todas elas, transformando os desafios em oportunidades. Foi assim com a descentralização das operações. Esse ano, presenciamos o crescimento do número de empresas que implementaram sites fora dos centros, indo principalmente para o Nordeste, motivadas não só pelo cenário propício para recebê-las, como também para fugir das desvantagens que passaram apresentar as grandes capitais. Da mesma forma, se viu transformações tecnológicas, de processos e de pessoas para se adequar ao novo perfil de consumidor, cada vez mais exigente e multicanal. Foi nessa busca que vimos a consolidação dos canais digitais e, principalmente, das redes sociais no atendimento. E, talvez o mais importante, em 2013 o setor se fortaleceu em relação à questão da regulamentação da terceirização, mostrando sua importância para a economia brasileira. Junto com essas acompanhamos muitas outras mudanças, mostrando que o ano foi, acima de tudo, de crescimento e desenvolvimento da atividade, como decretaram os próprios profissionais do mercado, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br.
Confira a avaliação dos especialistas:
Além de crescer, setor contabilizou vitórias com relação ao debate sobre terceirização
Incertezas na economia podem vir a impactar negativamente no crescimento do mercado esse ano
Em crescimento, mercado viu aumentar a exigência dos clientes e a migração das operações
Mercado mantém a trajetória de crescimento, embora ainda encontre alguns desafios
Atividade se consolida na contratação de jovens e ampliação dos programas de capacitação
Região se consolida como principal alternativa para instalação de sites de atendimento
Mercado repete os anos anteriores ao passar por muitas mudanças em 2013
Mercado se movimenta em busca de inovação para manter o ritmo de crescimento
Leis e investimentos em tecnologia contribuem para o crescimento do mercado
Chat, e-mail e redes sociais se consolidam como canais de atendimento
Com internalização no retrovisor, empresas de contact center tiveram que rever estratégias
Ano fica marcado pelo fechamento de empresas por problemas financeiros
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