EUA, Japão e Coréia adotam sistema 3GSM

0
2

O sistema 3GSM foi lançado nos Estados Unidos recentemente, sendo que a empresa AT&T Wireless divulgou a bem-sucedida introdução de sua primeira oferta de comunicações de banda larga móvel de terceira geração em Seattle, Phoenix, Detroit e São Francisco. O novo serviço norte-americano, lançado antes do planejado, eleva a mais de 50 o número de redes de 3GSM, globalmente. Os clientes de 3GSM da AT&T Wireless desfrutarão do benefício de uma rica experiência de multimídia móvel, com acesso a download em alta velocidade de conteúdo, além de características avançadas, como streaming de áudio e vídeo, picture messaging e video messaging.

“Estamos muito felizes em poder acolher a AT&T Wireless na crescente comunidade global de operadoras de 3GSM”, afirmou Rob Conway, CEO da GSM Association. “A expansão nos Estados Unidos abre um enorme mercado que contribuirá às economias de escala global, incentivará a concorrência e a inovação e gerará crescimento adicional, elementos estes que oferecem benefícios fantásticos aos clientes”.

O sistema 3GSM atende à visão de uma telefonia mundial, ao combinar sua capacidade de multimídia e de dados de alta velocidade com o roaming estabelecido e internacionalmente reconhecido do sistema GSM. O Japão e a Coréia também estão implantando o 3GSM a fim de conectarem-se com a comunidade global GSM, para fornecer serviços de roaming a seus próprios clientes móveis e aos seus visitantes.
Por meio do roaming 3GSM, os serviços multimídia e de dados serão mais acessíveis às pessoas que viajam para fora de seu país. O sistema 3GSM já foi lançado na Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. Mais lançamentos são esperados até o fim deste ano, inclusive em Cingapura, Malásia e Taiwan.
Testes em curso na África do Sul e a divulgação de um contrato de fornecimento de rede 3GSM para a Tunísia demonstram que esta tecnologia é aplicável de forma global. O sistema 3GSM, também conhecido por UMTS, é o upgrade 3G do sistema GSM, desenvolvido em conjunto por entidades de padronização dos Estados Unidos, Japão, Coréia, China e Europa.