Evento da Febraban discute atendimento

0
2



A Febraban organiza, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, a 8ª edição do Semat (Seminário de Atendimento Bancário). O evento abordará as mudanças no relacionamento entre empresas e clientes. Um dos principais temas será a implantação de ouvidorias nos bancos, determinada pela Resolução 3.477/07, do Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo máximo para a implantação é 30 de setembro ou 30 de novembro (conforme sua tipologia).

 

Segundo Francisco Calazans de Araújo Junior, ouvidor geral do Itaú, as ouvidorias aproximam ainda mais o cliente ao banco. “O cliente dispõe de um canal que defende seus interesses e o apóia na solução dos problemas, evitando que tenha de recorrer a órgãos externos para proteger os seus direitos”. Calazans diz que as instituições já estão preparadas para o início das atividades. “A maioria está concluindo as atividades de treinamento das equipes. Boa parte dos bancos já mantém ouvidoria em funcionamento. Neste momento, estão realizando a adequação para a Resolução”.

 

Para o ouvidor geral do Itaú, as ouvidorias proporcionam vários ganhos paras as instituições. “Os benefícios são muitos, mas há cinco pontos estratégicos de contribuição: diminuição de custos de reclamação; retenção de clientes; melhoria da imagem; evolução dos negócios e da atividade e a criação e disseminação de uma cultura interna de respeito pelo cliente”.

 

O evento contará ainda com presenças internacionais, como a de Lior Arussy, CEO do Strativity Group e Liliana Rojas-Suarez, presidente da Latin American Shadow Financial Regulatory Committee e ex-assessora do FMI e do BID, além de representantes de empresas como Habib´s, Correios, Laboratórios Fleury e de órgãos e entidades como a Fundação Procon/SP, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC/MJ), Associação Internacional de Direito de Seguro e os Institutos Alana e Akatu.

 

Serviço
Data: 18 e 19 de setembro
Local: Centro Fecomércio de Eventos – Rua dr. Plínio Barreto, 285,Bela Vista – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3244-9860 ou no site www.febraban.org.br/semark2007