Autor: Sílvio Celestino
Um grande problema acontece quando o gerente não dá um feedback verdadeiro a seus funcionários. Assim como aconteceu na Copa do Mundo, isso dá aos profissionais a falsa ideia de que são melhores que seus pares e concorrentes. Entretanto, quando a disputa acontece, a realidade se impõe e a derrota gera muita frustração e desilusões.
Certa vez, conheci um executivo que somente recebia feedbacks positivos. Isso fez ele acreditar que estava em primeiro lugar na lista de promoções para a gerência do setor. Porém, quando o gerente da área saiu, ele foi informado que os feedbacks que recebia eram falsos e como as pessoas supunham que ele era um “protegido” do antigo gestor, para não contrariá-lo, davam notas falsas em suas avaliações. Quando soube que não era um profissional nota 10, sentiu-se humilhado e a frustração o fez sair da empresa.
Há chefes que têm medo de dizer a verdade sobre o desempenho de seus funcionários. Por vezes, até mesmo os colegas de trabalho temem ser sinceros a respeito e evitam o assunto, a fim de manter o bom relacionamento. Como consequência, os líderes não usam essa competência de maneira apropriada para cumprir seu principal propósito: a formação de outros líderes.
Para aprender a dar feedbacks, o gerente deve ter uma preocupação profunda em respeitar as pessoas, sem ultrapassar o limite no qual ele simplesmente não avalia de maneira verdadeira seus funcionários. Tão grave quanto não conhecer as melhores práticas de feedback, é o líder utilizá-lo para dar ao liderado uma falsa sensação de alto desempenho. É preferível criar condições para que as pessoas aprendam a lidar com frustrações do que criar expectativas irreais.
Considere, como possibilidade, que uma pessoa e um time de alta performance possuem grande capacidade de receber e assimilar uma quantidade elevada de feedbacks. Desse modo, os indivíduos não criam ilusões a seu próprio respeito e se concentram em desenvolver para superar ou, ao menos, alcançar o nível de outras pessoas com a mesma idade, experiência e profissão.
Sugiro que os gerentes utilizem todos os recursos possíveis para aprender a dar feedbacks: livros, palestras, workshops e coachings. E, principalmente, troquem ideias com líderes mais experientes e hábeis nessa competência. Como líder, pense no futuro do indivíduo e nos desafios que irá enfrentar. Ele fracassará se não estiver devidamente preparado intelectual, física e emocionalmente.
Portanto, ser verdadeiro na hora do feedback é uma grande responsabilidade. O mundo precisa de pessoas preparadas em todas as áreas, e elas não existirão se não souberem com realismo tudo que precisam fazer para se desenvolver e chegar onde tanto desejam.
E dizer isso é um papel difícil e fundamental de todo líder.
Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.